2020/03/31
Jipe UMM curto em competição - Rali Maratona Portalegre 87
Encontrar e divulgar informação especial sobre os jipes UMM é daquelas cosias que gostamos de fazer no Rodas de Viriato. Procuramos as mais variadas utilizações e as várias versões dos modelos produzidos. Os UMM de chassis curto são parte do muito que aqui divulgamos e hoje temos algo a acrescentar.
Na prova Rali Maratona Portalegre 87 entrou em prova este jipe UMM que vemos na imagem e que tem um chassis mais pequeno do que é comum, sendo um dos poucos exemplares contruído pela marca.
Teve o número 81 e de acordo com a informação publicada, foi pilotado por Rui Couto e Pedro Féliz (será mesmo assim, ou será Feliz / Félix?...). Há informações sobre a classificação / tempos no prólogo, mas depois não há mais referência a este jipe / equipa.
A imagem foi retirada do livro "Aventura 87", editado pelo Correio da manhã. Em relação à foto, aparentemente será de Francisco Romeiras.
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2020/03/30
Bicicleta Órbita - XVI Automobilia Ibérica da Moita / 2019
Ter um veículo com historial é algo de apetecível para muitos colecionadores, que tentam reunir o máximo de informação que conseguem sobre a sua viatura.
Esta bicicleta fotografada na XVI Automobilia Ibérica da Moita / 2019, estava identificada como tendo sido a bicicleta usada para fazer o trajecto Lisboa - Évora em 4 horas, há umas décadas atrás.
É uma bicicleta Órbita de corrida, que terá algumas décadas, mas fica a dúvida se será do ano de 1950, como estava identificada.
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2020/03/29
Folheto debulhadoras Tramagal "Quem a tempo debulha, enche a tulha"
Mais uns tempos e temos as espigas de trigo a amarelecer ao sol e um pouco mais tarde teremos as espigas de arroz a seguir o mesmo processo.
Falamos em arroz porque a debulhadora que vemos nesta publicidade antiga é própria para arroz, mas também podia ser usada noutros cereais de pragana.
Foi construída pela Tramagal / Metalúrgica Duarte Ferreira, tendo rodas em metal.
Nesta publicidade antiga recorreu-se a uma rima: "Quem a tempo debulha, enche a tulha", como forma de criar ligação com o potencial cliente. Nela também são referidos os descaroladores de milho mecânicos da Tramagal, bem como as tararas Tramagal.
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2020/03/28
Scooter Casal S170 / Carina - Exposição Bicicleta Motorizada
As scooters também fazem parte da história dos veículos a motor, com duas rodas, fabricados em Portugal.
Aparentemente terá sido a Famel quem fez a primeira scooter nacional, seguindo-se a Casal, com esta Casal S 170, ou Casal Carina.
Uma scooter Famel com motor Vitoria não é fácil de se encontrar, já as scooters Casal S170 são mais comuns e muitas delas estão restauradas, como é o caso da que aqui divulgamos.
Esta faz parte da exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda e está junto de outras motorizadas da marca Casal, que marcaram o seu tempo em termos tecnológicos e industriais.
E a Casal Carina também marcou o seu tempo, afinal podia-se andar sentado num veículo, em vez de se andar montado!
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2020/03/27
Antigo Stand Vitória no Porto
Há lojas que marcam a nossa memória, umas mais ligadas às motorizadas fabricadas em Portugal, outras menos, todas criam um sentimento de nostalgia quando as vemos encerradas.
Nestas imagens noturnas, vemos a parte de fora do Stand Vitoria, de José Pinto Leite, situado na rua da Picaria, números 94 e 96; com frente para o largo Mompilher, número 26 (4050-157), na cidade do Porto.
De acordo com as informações disponíveis na Internet, o Stand Vitória terá encerrado por volta de 2010.
A zona onde se localiza é das que estão a mudar devido ao turismo. Resta saber até quando se poderão ver vestígios das antigas letras da fachada, que para além do nome da empresa e do seu proprietário, também incluíam as palavras "Acessórios" e "Motocicletas".
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2020/03/26
Folheto da bicicleta de ginástica Miralago M1
Muitas pessoas em todo o mundo estão em suas casas, tentando evitar o contágio pelo Coronavírus / Covid-19, situação que origina muitas mudanças em termos de rotinas e de comportamentos.
A nível físico as repercussões são óbvias: mais peso no corpo e menos exercício físico. Se a primeira situação resulta do facto de se ocupar o tempo comendo, a segunda é resultado das limitações em termos espaciais e ocupacionais que as pessoas têm.
Em 1986 a Miralago tinha uma solução que permitia realizar exercício em casa, era a bicicleta de ginástica M1 que vemos no folheto que acompanha este artigo.
Há uns tempos mostrámos o folheto de instruções da bicicleta de ginástica Miralago M2, que era impresso a preto e branco, ao contrário deste, que é a cores.
Esta bicicleta de ginástica permitia duplo exercício: pedalar e remar com regulação de esforço.
As fotografias que fazem parte do folheto foram feitas de forma profissional, ilustrando as várias possibilidades de exercícios (pedalar normal e em pé, bem como remar) e mostrando os apoios que faziam parte do conjunto; a forma como se armazenava a bicicleta e o painel de controlo / comandos.
No verso tem mais outra fotografia da bicicleta e da respectiva caixa; as características técnicas da bicicleta e os contactos de empresa Miralago.
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2020/03/25
Fábrica de Brinquedos Novorim - Catálogo antigo / Triciclo ref. 201
A pedalar num triciclo também se pode ir longe, especialmente quando não se pode ir mais depressa. Pode ser uma alegoria, como também um conselho para quem o quiser agarrar, mas é tão somente o modo de começarmos esta publicação onde se vê mais um dos triciclos comercializado pela Novorim.
É o triciclo com a referência 201 deste catálogo antigo da Fábrica de Brinquedos Novorim, que temos divulgado. De acordo com a tabela de preços que faz parte do conjunto, custava 100$00 na época.
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2020/03/24
Austin dos Bombeiros Voluntários Dafundo - Salão MotorClássico 2019 (1/3)
De vermelho bem forte, este Austin também esteve em exposição no Salão MotorClássico 2019, tal como o Ford V8 dos Bombeiros Voluntários de Dafundo.
Tinha uma carroçaria fabricada pela empresa A. Paredes Granja, de Vila Nova de Gaia.
É um Austin Loadstar fabricado em 1951, que neste momento faz parte do Museu Automóvel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, mas ao contrário do que se possa pensar, só em 2010 é que passou a pertencer a este museu.
Durante muitos anos pertenceu aos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e entretanto passou a ser propriedade de um sócio gerente da Tecopal, que o ofereceu a este museu em 2010.
Em Janeiro de 2011 iniciou-se o restauro da viatura nas oficinas dos Bombeiros Voluntários de Dafundo, tendo ficado pronto em Dezembro do mesmo ano.
É uma viatura do género "pesado", sendo como que uma carrinha de grandes dimensões. Deste modo é possível transportar os vários elementos da tripulação de forma abrigada dos elementos.
Na parte traseira há ainda espaço para moto-bombas, depósitos de combustível, mangueiras e outros materiais de apoio ao combate aos incêndios.
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2020/03/23
Chapa antiga Velo Sprinter - Quinta do Anjo
No Rodas de Viriato temos várias publicações sobre bicicletas Sprinter, dos armazéns Fausto de Carvalho, se Sangalhos. Mas a chapa que aqui divulgamos é da Velo Sprinter e tem a referência à localidade Quinta do Anjo, perto de Palmela, pelo que não podemos misturar as duas marcas.
Na localidade de Quinta do Anjo há uma loja que vende produtos para agricultura e animais, bem como ferragens, que há muitos anos foi uma loja de motorizadas e de bicicletas. Certamente será uma marca desta loja. Quem sabe se um dia conseguimos esclarecer a situação.
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2020/03/22
Dístico Aspirante - João Candido Belo / Transportadora Setubalense
Continuando a divulgação de coleccionáveis da Transportadora Setubalense, de João Cândido Belo, mostramos o dístico de "Aspirante", que tem a mesma forma e tamanho do dístico de Despachante Bilheteiro que também faz parte da nossa colecção.
Também este aperta com recurso a duas porcas que apertam em parafusos, um de cada lado.
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2020/03/21
Motorizada CF Sport 2002 - Exposição Bicicleta Motorizada
O mundo dos veículos a motor com duas rodas fabricados em Portugal é tão grande, como a pequenez de muitos portugueses.
As montagens da Macal com motor Honda são conhecidas daqueles que gostam de motorizadas pouco comuns fabricadas em Portugal (se é que se podem denominar assim…).
Pois para além do uso de motores Honda (e os Hodaka usados nas Forvel 125), também houve motorizadas com outros motores oriundos do Japão.
Esta motorizada CF Sport 2002 é um exemplo disso, estando equipada com motor Yamaha de 50 cc, com autolube.
Esta montagem foi fabricada pela EFS, para a CF - Condessa & Ferreira, pelo que tem no depósito de combustível o emblema em forma de gota, característico da EFS, mas com as letras CF.
Esta motorizada tem os dois guarda-lamas cromados, mas aparentemente também as houve com guarda-lamas pintados na mesma cor azul, usada noutras peças.
O guiador ao nível do farol, com hastes de pequena dimensão dá-lhe um ar desportivo. O padrão xadrez existente no emblema da mala de ferramentas também contribui para este aspecto.
É mais uma das motorizadas da exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda.
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2020/03/20
Revista SóClássicas n.º 83 - Março de 2020
A revista SóClássicas número 83 / 119 de Março de 2020 já está nas bancas e aqui estamos a fazer a sua apresentação.
Ao olhar para a capa, vemos na parte de cima o motor Casal com 250 cc que está em exposição em Águeda, na Exposição Bicicleta Motorizada, chamando assim para o artigo publicado no interior.
Em termos de conteúdo é possível encontrar pequenos artigos sobre uma Famel Denver e uma moto Avelino 98 cc; uma reportagem sobre a "AutoMotoRetro" de Turim; um artigo sobre Luís Amaral e sua ligação aos Cucciolo; outro sobre a Feira do Cartaxo e outro sobre o leilão Mecum, em Las Vegas. Na capa vê-se em grande destaque uma Flandria Record Super que tem direito a várias páginas no interior da revista dedicadas a ela. No que respeita à reportagem sobre a Exposição Bicicleta Motorizada, ocupa um total de 6 páginas. Segue-se um artigo sobre uma Ducati GT750 e outro sobre o restauro de um ciclomotor Alma. Antes de terminar, há um artigo sobre "Os nossos restauros" onde aparece uma Macal M70 com motor Honda; o calendário de eventos e a tradicional parte dos classificados.
Agradecemos ao editor pela oferta da revista!
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2020/03/19
Catálogo A. J. Maias, L.da - Rodízios Ref. 0010 a 0015
Hoje divulgamos outra folha do catálogo da A. J. Maias, L.da, de Sangalhos, desta vez com rodas que não são para veículos, mas sim para móveis!
São 6 referências de rodízios, desde a 0010 até à 0015.
No primeiro caso é um rodízio com buxa quadrada, de 18 mm e redonda de 17 mm.
Esta gama de artigos era diversificada, procurando responder a diferentes necessidades dos fabricantes de mobiliário.
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2020/03/18
Publicidades antigas em Angola - Pachancho e outras...
Através de publicidades antigas é possível descobrir pistas importantes sobre empresas e os produtos que comercializavam.
A Pachancho em Angola era distribuída no Norte do país pela Travassos & Jorge, L.da (Casa das Bicicletas), em Luanda. No Sul de Angola era distribuída pela Sociedade Angolana Figueiredos S.A.R.L., em Benguela. Em relação aos pistões, camisas, segmentos, cavilhas, amortecedores, etc. Pachancho, tinham como depositários-distribuidores para o Norte do país a Socolango - Sociedade Comercial de Angola, L.da, em Luanda.
Estas publicidades antigas foram encontradas nos jornais "Diário de Luanda" e "ABC" e foram-nos enviados por Filipe Santos (muito obrigado mais uma vez!).
Na imagem anterior vemos um anúncio ao Austin Champ, que tinha como agentes gerais em Angola a Hull, Blyth (Angola), Ltd. - Casa Inglesa.
E continuando com viaturas para o mato, para picadas e estradas de terra, a Lusolanda dava assistência garantida aos jipes Suzuki LJ 50, com 540 cc e 3 cilindros.
E terminamos com uma publicidade da Empresa do Comércio Geral de Angola, Lda. - Comgerang, que comercializava camiões, automóveis, tractores, entre muitos outros equipamentos e maquinarias, de marcas como a Magirus Deutz, FIAT e Simca.
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2020/03/17
Camião Leopardo dos B. V. de São Brás de Alportel (4/8)
Estamos prestes a deixar o Inverno, que este ano foi pouco rigoroso em termos de frio e num instante estaremos no Verão, em que os incêndios florestais costumam marcar presença.
Nas imagens vemos mais um grupo de fotografias do camião Leopardo, dos B. V. de São Brás de Alportel, fazendo um percurso por alguns elementos do exterior do veículo.
Nas janelas não deixamos de reparar nos emblemas da Covina, que estão marcados nos vidros, como acontece nos das portas.
O espelho retrovisor exterior é regulável em extensão, sendo igual (ou muito parecido) com os usados no blindado Chaimite, que era produzido pela mesma empresa que fabricava este camião - a Bravia.
Devido à altura do camião, há vários estrados / estribos para os pés, sendo forrados com chapa metálica texturada.
Podemos ver o uso desta solução técnica na zona de acesso à cabina do condutor e da tripulação, bem como na zona de acesso ao compartimento do motor.
Não nos podemos esquecer que água em chapas metálicas origina escorregadelas, que deste modo não aconteciam tão facilmente, devido às linhas paralelas que existem no metal de forma alternada.
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