..

2017/10/31

Graffiti de blindado Chaimite em Lisboa


Na zona dos Anjos, na cidade de Lisboa, um graffiti (em português, um grafite) foi pintado numa parede um blindado Chaimite, decorando a zona que serve de quarto para alguns sem abrigo.
Nota-se que houve cuidado na preparação da pintura, pelo que aqui a divulgamos.

Na realização deste grafite foram misturadas duas técnicas.
Inicialmente foi realizada uma mescla de manchas com tinta spray na parede (que simulam o camuflado do veículo) e depois foi pintada uma mancha a preto, com recurso a uma máscara feita em papel ou cartão recortado. Assim que esta foi retirada, deixou ficar visível a pintura a preto, que criava as várias formas deste blindado.
E assim o Chaimite vai entrando no mundo da arte.

Continue lendo...

2017/10/30

Bébécar Karting 257 e Biciclo 212 - Catálogo Bébécar (capa azul)


Aparentemente os biciclos da Bébécar eram bicicletas de iniciação, por isso vinham com rodinhas de segurança. Mas não era por serem veículos de iniciação, que não tinham estilo. Nesta página do catálogo Bébécar com capa azul podemos ver o biciclo Bébécar 212 que tinha guiador e selim de grandes dimensões (este último até encosto tinha). Este modelo de biciclo podia ser vendido pintado de vermelho, de azul e de branco.

No karting 257 também vemos que as formas foram pensadas, de modo a dar maior realismo ao brinquedo. As rodas de trás são mais largas e na frente até tem uma espécie de deflector na zona da coluna da direcção. Este karting podia ser vendido em amarelo, azul, branco e vermelho.

Continue lendo...

2017/10/29

12.º Aniversário do Clube UMM - Encontro UMM em Barcelos


Novembro está a chegar e com ele o Encontro UMM, em Barcelos, que assinala o 12.º Aniversário do Clube UMM.
O programa começa na sexta-feira, dia 10 de Novembro de 2017 (para quem chegar mais cedo) com um jantar no restaurante "Terraço dos Petiscos". No dia 11 de Novembro o dia é preenchido com as mais diversas actividades, não faltando um passeio Todo-o-Terreno.

No site do Clube UMM, o evento é apresentado assim:
"Caro Sócio, amigo e amante do todo-o-terreno,
O Clube UMM em colaboração com o SP-Team, com o objetivo de proporcionar muita emoção e alegria, vem deste modo apresentar este evento que se realiza no dia 11 de Novembro de 2017 em Barcelos e para o qual contamos com a sua presença.
Como este é o 12.º Aniversário do Clube UMM estão agendadas algumas surpresas muito especiais para o que se pretende seja um dia de Festa UMM para esta grande comunidade.
Por isso já sabe, reserve já este dia para marcar presença nesta grande festa do Clube UMM e da SP-Team.
Contamos como vosso apoio e presença para festejarmos mais um ano de atividades dedicadas a esta Marca que tanto nos orgulha."

Continue lendo...

2017/10/28

Famel Zundapp X-15 - Emblemas depósito motorizada


11.º Aniversário Rodas de Viriato!
Ao longo destes anos os artigos de colecção têm merecido o nosso destaque.
Os motivos são muitos, começando nas marcas que representam, nas cores e formas que têm, passando pela sua relevância como elementos decorativos.

Nas imagens podemos ver duas chapas para depósito de combustível de uma motorizada Famel Zundapp X-15 que estão dentro deste parâmetros.

Estes emblemas são em metal, mais concretamente em alumínio anodizado. Por esse motivo as cores são fortes e resistentes ao passar do tempo.

Estes emblemas Famel estão perfurado em lados oposto, a meio da altura das chapas, de modo a que pudessem ser presos ao depósito.

Continue lendo...

2017/10/27

Guindaste fabricado pela Fundição de Massarelos (1/4)


11.º Aniversário Rodas de Viriato!
Sim, 11 anos depois de começarmos esta aventura diária, continuamos com o mesmo espírito dos primeiros tempos, e divulgamos aqui aquilo com que nos cruzamos, que foi fabricado em Portugal e sobre o qual pouco sabemos.

Pois na cidade do Porto, em Lordelo de Ouro (entre a Ribeira e a Foz do Douro), junto ao Rio Douro, mesmo ao lado dos Estaleiro do Ouro, encontramos um velho guindaste fabricado na Fundição de Massarelos - Porto. Deste modo temos mais uma marca inventariada no Rodas de Viriato.

Pela construção em metal de ar robusto e pesado (à boa maneira portuguesa), adivinhamos que seja de finais de Século XIX. A Fundição de Massarelos pertencia à Companhia Aliança e terá sido fundada depois de 1850.

Depressa encontrou clientes em várias zonas do país. Fabricou material para edifícios como a Alfândega do Porto e, do que consta, a Fundição de Massarelos terá também fabricado componentes para navios, bem como moinhos para cereais e azeite, máquinas de vapor de alta e baixa pressão, e ainda máquinas de tecelagem e tipografia.

A título de curiosidade, a Companhia Aliança detinha também a Fundição do Ouro e terá construído na década de 20 do século passado, um motor de quatro cilindros para ser utilizado num automóvel de fabrico nacional.

Devido ao tipo de construção subjacente ao fabrico deste guindaste, conseguiu chegar até aos nossos dias no estado que as fotografias documentam. Tem a maioria dos componentes e com pouco esforço podia ser um dos pontos de interesse da zona.

A cidade do Porto tem sofrido muita pressão devido ao aumento do número de turistas que a visitam. Como consequência desta pressão, são conhecidos vários casos de destruição de lojas e espaços únicos, na tentativa de criar outras lojas e espaços únicos, mas que pecam por serem, ou poderem ser, iguais a tantos outros pelo mundo fora.

Guindastes como o de Lordelo de Ouro não haverá muitos, para além disto foi fabricado em Portugal e terá muitas histórias para contar, só é preciso que alguém as queira ouvir... Nós já ouvimos algumas...

Continue lendo...

2017/10/26

Folheto bicicletas Perfecta - Vilar de 1964


11.º Aniversário Rodas de Viriato!
Continuando com publicações especiais, recuamos até 1964, quando foi editado este folheto com a gama de bicicletas de criança Vilar - Perfecta.
O Mosteiro dos Jerónimos serviu de fundo para a sessão fotográfica em que apareciam duas crianças junto de bicicletas Vilar - Perfecta.

Isto porque segundo o que é dito na capa, o Mosteiro dos Jerónimos e as bicicletas Perfecta - Vilar "são dois maravilhosos monumentos".

Na parte central ficamos a conhecer a gama de bicicletas que a Perfecta - Vilar tinha em Junho de 1964, começando com bicicletas de roda 12 para crianças de 3 ou 4 anos, e indo até bicicletas de roda 24, para crianças de 10 anos.

No mesmo folheto são apresentados os suplementos / acessórios que eram vendidos para as bicicletas. Desde bomba com suportes, buzina, cárter de corrente, até a travões para a roda da frente.

No verso são apresentadas as características das bicicletas Perfecta - Vilar, bem como os contactos do distribuidor para todo o mundo português, a Ciclo Areeiro, de Lisboa.

Continue lendo...

2017/10/25

Antigo marcador de livros Pachancho


11.º Aniversário Rodas de Viriato!
Divulgamos um antigo marcador de livro que faz publicidade à Pachancho e que é do tempo em Portugal tinha as chamadas províncias ultramarinas.

Na parte da frente tem o emblema da Fábrica Nacional de Pistões "Pachancho" de António Peixoto Lda., situada no Bairro Industrial Pachancho, em Infias / Braga.

No verso é referido que a Pachancho era representada em Angola pela Guedes & Almeida, Lda, em Luanda. Esta empresa vendia bicicletas motorizadas, motores de explosão, grupos moto-bombas; correntes para bicicletas, motocicletas e outros fins.

A Solana - Sociedade Angolana de Comércio, Lda. também representava a Pachancho em Luanda / Angola. Esta empresa vendia órgãos de motores, como pistões, segmentos, cavilhas e camisas de cilindro, para viaturas, automóveis, motores marítimos e motores fixos.

O marcador é feito com recurso a uma folha impressa a preto e a vermelho, que foi dobrada e colada a meio, tendo inserida uma fita amarela. Esta tem na parte inferior um círculo com a palavra Moçambique.

Continue lendo...

2017/10/24

Tramagal e H. Vaultier & C.ª em feira comercial em Lisboa


11.º Aniversário Rodas de Viriato!
No nosso aniversário, os presentes vão para os leitores. Por isso divulgamos mais uma série de imagens antigas raras e a cores, sobre uma feira comercial / feira industrial, aparentemente em Lisboa (seria em Monsanto ou na Serafina?...).

No evento estavam presentes várias marcas que vendiam material agrícola e florestal - e com ele relacionado, no território nacional, destacando-se a Tramagal e a H. Vaultier & C.ª.

Da Tramagal conseguimos ver um estandarte junto da Tractores de Portugal e, do lado esquerdo da imagem, o espaço de exposição da Companhia Geral de Combustíveis e do representante da International Harvester.

O espaço da H. Vaultier & C.ª teve direito a um diapositivo, pelo que é possível ver a matrícula de um dos tractores com lagartas que estava em exposição, permitindo deste modo a datação do evento (numa lista relativa a automóveis, a matrícula seria de 1971 ou 1972...). A H. Vaultier & C.ª chegou a fazer carroçarias para camiões de bombeiros, mas não vemos nenhum em exposição.
Noutro diapositivo podemos ver uma máquina de lagartas de marca Bristol 20, que será de finais de anos 40 / início de anos 50.

Já na imagem anterior vemos o espaço de exposição da Caterpillar. Ao fundo parece ver-se o Cemitério dos Prazeres e as torres da Basílica da Estrela.

Se para os adultos um espaço destes pode representar a oportunidade de fazer negócios, para uma criança pode ser um espaço de sonho e fantasia. Pelo que não é de estranhar que em várias imagens apareça uma criança junto dos tractores e máquinas em exposição.

Criança essa que até conseguiu estar ao volante de uma da Hanomag.
Agradecemos a quem puder deixar comentário com mais informações sobre as imagens divulgadas.

Continue lendo...

2017/10/23

Abotoadeira antiga A SIS Ciclo


11.º Aniversário Rodas de Viriato!
Esta abotoadeira antiga remete-nos para os primeiros tempos da Sociedade Irmãos Simões (SIS) de Sangalhos. A empresa foi fundada em 1936 na sequência da chegada da electricidade àquela freguesia. Com esta inovação tecnológica, adaptou a sua linha comercial passando a produzir peças e acessórios para bicicletas, chegando mesmo a fazer "séries" para outras empresas, que depois as vendiam com marca própria.

Por este motivo a abotoadeira diz "A SIS Ciclo". Esta última palavra refere-se a bicicletas.
Mais tarde, de 1950 em diante, a SIS fez séries de motorizadas e motociclos para a J. Simões Costa Lda, com motores Sachs de 50 cc e de 98 cc, que os comercializava sob as marcas Dover e Cruzador.

Até 1950 a Sociedade Irmãos Simões só fabricava peças e acessórios para bicicletas. Em 1964 a J. Simões Costa Lda (já dirigida pelo Dr. Aulácio de Almeida, genro de Joaquim Simões Costa, entretanto já falecido) adquire a SIS, passando a designar-se SIS Veículos Motorizados L.da e passando a usar a marca comercial SIS Sachs.

Agradecemos a Carlos Martins - Old Moped pela ajuda prestada com informações (obrigado!).

Continue lendo...

2017/10/22

Cartão publicitário Motores Alma - 1955


11.º Aniversário Rodas de Viriato!
Os tempos rodam... Dê rodas ao seu tempo andando num Alma...
Parte destas palavras podiam ser usadas para assinalar o 11.º aniversário do blogue Rodas de Viriato, mas na verdade são de um cartão publicitário para promover os motores Alma.

É sabido que a Alma começou em Vila Nova de Gaia, tendo depois passado para Braga. Este cartão mostra que até 1955 os motores Alma, Lda. ainda se localizavam na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, na Rua Fonte Nova, n.º 1.

No Sul os distribuidores eram a Lisboa Garagem Lda. que se situava na Rua Alexandre Herculano, n.º 11 - E, em Lisboa.

O cartão é impresso a duas cores e para além de um desenho de tipo humorístico, onde aparecem bicicletas de roda alta, características de finais do Século XIX; há um emblema da marca Alma e um contorno de um ciclomotor Alma visto de lado.

O verso não está impresso e nele podemos ver um tom azulado do cartão.

Continue lendo...

2017/10/21

11.º aniversário Rodas de Viriato


Alegrem-se as estradas e as pistas, os trilhos e os caminhos; chamem os condutores e as condutoras, os pilotos e as pilotas, os motociclistas e as motociclistas, os ciclistas e as ciclistas, os maquinistas e as maquinistas... O Rodas de Viriato comemora mais um aniversário!

11 anos, idade da adolescência e de continuar a despertar para a vida que há no passado, no presente e no futuro.

Mais um ano e cá continuamos sólidos e firmes como se fossemos de aço, prontos para o que der e vier.
Mais uma vez quem recebe os presentes do aniversário são os nossos leitores, com uma sequência de publicações ainda mais especiais do que aquelas que fazemos no dia-a-dia. Mais um motivo para nos visitarem e acompanharem.

Com a idade vamos tendo coisas novas, assim aqui fica o novo endereço de e-mail do blogue Rodas de Viriato:

A imagem do jipe UMM foi retida da revista Auto Mundo n.º 229 (autoria de XTROD - José Nogueira), n.º 229 - 18 de jan. de 1984 e alterada digitalmente pelo Rodas de Viriato.

Continue lendo...