..

2014/07/31

Um pouco de história sobre a Motalli Gira


Sempre que podemos, acrescentamos mais um pouco ao que já se sabe.
Esta será uma das nossas principais características, a par da persistência! Em 2014 fazemos 8 anos de existência, ao longo dos quais, todos os dias publicámos algo de novo.
Hoje acrescentamos mais umas linhas à história da Motalli, uma das empresas de fabrico de motorizadas nacionais que laborou na zona de Braga.
Segundo o nosso leitor Gil Ribeiro, foi o seu avô - o Sr. Artur "da Motalli" (um supervisor das linhas de montagem) quem montou a primeira motorizada Motalli Gira produzida. Esta situação fez com que o dono da Motalli, o Sr. Alberto, oferecesse a motorizada ao seu funcionário. O Sr. Artur faleceu em 1984.

Para além desta informação, também ficámos a saber que as Motalli de competição estavam equipadas com motores com caixas de 6 velocidades (de pé), apesar de terem motor 50cc, e, segundo informação do nosso leitor, atingiam velocidades na ordem dos 120km/h.

A fotografia que ilustra este texto é uma Motalli Gira existente na oficina de oficina de João e Nelson Ferreira. Para qualquer assunto relacionado com esta motorizada, ou para a comprar, contactar:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...

2014/07/30

1.º Passeio de Motas Antigas da Charneca - Aldeia da Roupa Branca


E continuam a surgir novos passeios de motorizadas e motos, como é o caso do 1.º Passeio de Motas Antigas da Charneca - Aldeia da Roupa Branca.
O evento está agendado para dia 7 de Setembro de 2014 e começa pelas 8 horas e 30 minutos e prolonga-se até ao almoço.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/07/29

Mais um Astel JDV 3000


Digamos que é um clássico de trabalho.
Sim, um dumper Astel JDV 3000 é um clássico de trabalho, pois tem capacidades 4x4... E ainda por cima, é um clássico multi-funções! Ou não tivesse ele uma pá carregadora e descarga hidráulica.

Este ainda conserva muitos autocolantes com a marca Astel, bem como com a referência à fábrica em Samora Correia (Zona Industrial da Murteira, 17).
Na última foto é possível ver o arco de protecção.

Continue lendo...

2014/07/28

Moto Anfesa RX com motor Hodaka 125 cc - Motorclássico 2014 (1/2)


Esta moto Anfesa RX também esteve em exposição no último Salão Motorclássico.

Era uma máquina pensada para competição e António Ferreira dos Santos fazia o que podia para as tornar competitivas.

Nem que isso passasse por fazer componentes que eram aplicados nos motores Hodaka de 125 cc.

Um pormenor da suspensão traseira...

A fixação da roda de trás- roda que estava equipada com travão de disco...

Tal como acontecia na roda da frente!

Um pormenor da curva do escape...

E a panela do escape, colocada perto do selim.

Um farolim da HP.
Brevemente mostraremos mais algumas fotografias!

Continue lendo...

2014/07/27

Bicicleta Esmatina modelo clássico rapaz - Folheto da Esmaltina 1978


Mais uma das bicicletas da Esmaltina para o ano do 1978.
É o modelo clássico de rapaz, com rodas de medidas desde 12 x 1 3/8 até à medida 24 x 1 3/8.
Tinha punhos, selim, guarda-lamas, pedais e guarda-corrente de cor branca.

Continue lendo...

2014/07/26

2.º Encontro de Tractores entre o Dão e o Mondego


Os tratores, debulhadoras e motores estacionários ainda não despertam muito interesse nos entusiastas dos clássicos, mas há quem reme contra a maré, e ainda bem!
Este é o cartaz do 2.º Encontro de Tractores entre o Dão e o Mondego, que decorrerá no Carregal do Sal, dia 3 de Agosto de 2014.
Começa pelas 9 horas, com concentração (nas) bombas de combustível Luzio. Pelas 10 horas e 30 minutos é o passeio pelas ruas de Carregal do Sal. Às 11 horas e 30 minutos será a visita à quinta de Cabriz. Termina depois das 13 horas, a seguir ao almoço nas margens do rio Dão.
Para mais informações usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/07/25

4.º Passeio de Motas Clássicas do Entroncamento


No próximo dia 28 de Setembro decorrerá o 4.º Passeio de Motas Clássicas do Entroncamento.
As inscrições são até 20 de Setembro:
Motociclista - 15 Capacetes
Acompanhante - 10 Capacetes
Crianças até 12 anos - Gratuito
Haverá atribuição de prémios a grupos.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/07/24

Fotografia da Casal K 280 com 250 cc


Corria o ano de 1975 e a Metalurgia Casal continuando a diversificação de modelos e cilindradas, tinha prontos 2 protótipos do seu modelo Casal K 280, com motor de 250 cc. Um era para exposição, o outro era para observação e experimentação.
Pelos letras visíveis no pneu da frente, aparentemente estaria equipada com um Mabor General.
Estava previsto que a comercialização desta moto de fabrico nacional com 250 cc começasse em 1976, mas tal acabou por não ocorrer.

Continue lendo...

2014/07/23

IV Arraial Nacional Bicicletas Antigas


O IV Arraial Nacional Bicicletas Antigas, em Ponte Velha - Santo Tirso, está marcado para dia 27 de Julho de 2014.
Programa:
9h00 - Levantamento Dorsais e Brindes;
10h00 - Partida Passeio;
11h00 Lanche;
13h00 Almoço (Churrasco)
16h00 Sorteio de brindes para participantes e Sorteio de rifas ( 3 bicicletas )
Evento organizado pela A.A. Sanguinhedo Clássicos.
No cartaz não há informações dos contactos, mas podem visitar o blogue oficial da associação - Clicar aqui!

Continue lendo...

2014/07/22

Projecto Veeco - Veículo eléctrico semi-desportivo


Com estas imagens recuamos até 2010, quando o projecto Veeco, um veículo eléctrico semi-desportivo de fabrico nacional foi apresentado ao público.

Tantos os esboços como o chassis do protótipo estiveram em exposição na FIL.

As propostas para o exterior eram muitas, como se pode ver pelos vários esboços apresentados.

Ao que tudo indica, seria um espaço da Lusomotores.

Segundo o texto explicativo que estava e exposição no local, o Veeco era um projecto de I&DT em co-promoção, com a duração de 3 anos e um investimento de 1,7 milhões de euros.

Tinha como promotores a VE - Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, L.da...

O ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa...

Contando ainda com a empresa A. A. Silva, L.da, das baterias Autosil...

E a empresa Varelec S.L. de Espanha, como parceiros.

O objectivo era a criação de um automóvel eléctrico semi-desportivo, com uma autonomia superior a 400 km.

Agradeço a João Quaresma pelo envio das fotografias (obrigado!).

Continue lendo...

2014/07/21

3.º Passeio Convívio Motorizadas e Motos Antigas - Ouca


No próximo dia 3 de Agosto realiza-se em Ouca (Vagos), o 3.º Passeio Convívio Motorizadas e Motos Antigas.
O programa tem início pelas 8 horas e 30 minutos e acaba pelas 20 horas. Pelo meio haverá tempo para passear, para picanços, almoço de faca e garfo, espectáculo musical e entrega de prémios.
Para mais informações usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/07/20

Cartão de fiscal n.º 62 - Volta a Portugal em Bicicleta / União Velocipédica Portuguesa,


Já cheira a Volta a Portugal em Bicicleta e nós vamos estando em cima dos acontecimentos...
Hoje mostramos um cartão de fiscal da Volta a Portugal em Bicicleta, organizada pela União Velocipédica Portuguesa, que pertenceu a Fernando do Nascimento Rodrigues, do CCJC (que era o quê?....).

No verso não consta a data do documento, que está carimbado com um selo e protegido numa bolsa de plástico transparente.

Continue lendo...

2014/07/19

4.º Passeio Motos Antigas - Vimeiro


O 4.º Passeio Motos Antigas, em Vimeiro, está marcado para dia 31 de Agosto de 2014.
Com o subtítulo Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro, este passeio começa pelas 9 horas e prolonga-se até depois das 15 horas e 30 minutos, acabando com uma entrega de prémios.
Para mais informações, ou inscrições, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/07/18

Motorizada EFS Cross Trial restaurada - Oficina de João e Nelson Ferreira


Com o Verão apetece andar de motorizada pelo campo.
Para isso é preciso que o veículo escolhido seja capaz de corresponder às exigências de andar por caminhos em terra e com algumas pedras.

Esta EFS Cross Trial responde bem a essas exigências e, é capaz de o fazer com muito estilo, ou não fosse um dos clássicos de produção nacional virado para o todo-o-terreno.

Esta motorizada foi restaurada na oficina de João e Nelson Ferreira, perto de Caldas da Rainha e uma vez terminado o trabalho, vai para os Açores!

 O branco e preto da motorizada vão ficar muito bem ao passar por prados de erva verde!

Continue lendo...

2014/07/17

I Encontro de Bicicletas Antigas - Oliveira do Hospital


O I Encontro de Bicicletas Antigas - Oliveira do Hospital, organizado pelo Clube de Caça e Pesca / Secção do Pedal de Oliveira do Hospital está marcado para dia 3 de Agosto.
É para madrugadores, pois tem início pelas 7 horas da manhã e vai até depois das 13 horas e 30 minutos, terminando com um piquenique.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/07/16

Autocolante redondo Macal Porsche GT


Um autocolante de época, que fazia publicidade à Macal Porsche GT, fabricada em Águeda.

Continue lendo...

2014/07/15

Passeio de Bicicletas Antigas - S. Paio


No próximo sábado, dia 19 de Julho de 2014, será o Passeio de Bicicletas Antigas em S. Paio, organizado pela Confraria Bicicletas e Motas Antigas de Seide - S. Paio.
A concentração começa pelas 15 horas, na Alameda da igreja, em S. Paio, sendo o passeio pelas 15 horas e 30 minutos.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/07/14

540 euros por EFS sem documentos e incompleta!


A economia é a religião da sociedade onde vivemos. Com a diferença que em relação à religião já temos um afastamento crítico que nos permite ver as coisa de outro modo, coisa que ainda não acontece com a economia.
Esta situação é agravada pelo facto de a economia ter os meios de comunicação como forma de espalhar a sua "boa nova" ou o seu "evangelho" - formatando e orientando opiniões, e como forma de obter lucros. Assim se diviniza o gestor, um director geral ou executivo, ou CEO - se forem daqueles que só entendem coisas ditas em estrangeiro...
Por esse motivo ainda não vemos o gestor do banco, da cadeira de hipermercados, da empresa de comunicações... que aparece nas capas das revistas, como uma espécie de padre pedófilo. Este último f*** meia dúzia de crianças, enquanto que o primeiro f*** meia dúzia de milhões de pessoas. Mas como com este último não há contacto físico na violentação, e como depois temos os meios de comunicação a dizer que nós é que não sabemos gastar o dinheiro e que nós é que vivemos acima do que podemos, lá nos vamos calando e achando que a culpa é nossa.
Mas esta conversa toda para quê?
Para falar da motorizada EFS sem documentos e incompleta que foi vendida no Ebay inglês por 540 euros!
É obra!
Numa altura em que o mercado nacional está estagnado, em que a malta que decidiu restaurar a motorizada que era do avô e que lhes foi dada, vai começando a dizer "e agora o que é que eu faço com a motorizada? Ah! Já sei! Vou a encontros ou concentrações e digo que não a vendo por dinheiro nenhum!", vemos casos destes que mostram que aqui no blogue vamos seguindo o caminho correcto.
Se bem se lembram, em 2011 fomos os responsáveis pela comemoração dos 100 anos da criação da EFS (situação ignorada pelos clubes, museus e revistas de que têm em tão boa conta). Ao contrário dos gestores das grandes empresas, que só são capazes de fazer muito com muito, nós fizemos muito com pouco ou quase nada! Relembramos algumas das iniciativas:
Oferta de dísticos comemorativos 100 anos EFS.
Exposição "Alguns dos 100 anos da EFS" no Classic' Auto 2011.
1.º ajuntamento de mini motorizadas Motoesa EFS Mini Puch.
Edição do selo de correios com a Motoesa EFS Mini Puch.
Exposição "Alguns dos 100 anos da EFS" - Feira de Automobilia de Peniche.
Já para não falar nos pequenos artigos publicados sobre aspectos menos conhecidos da marca, por exemplo:
Motorizada EFS de competição para motocross de Torres de Sousa.
Motorizada EFS 301 m da GNR.
Alfinete de lapela dos 50 anos da EFS em ouro.
Resumidamente, fomos capazes de antever o interesse e pertinência que os veículos da EFS têm e que esta venda no Ebay confirma.
Uma motorizada não tem muito valor por alguém dizer "não a vendo, nem por todo o dinheiro do mundo!". Uma motorizada tem muito valor quando alguém no mercado internacional, paga 540 euros por uma motorizada sem documentos e incompleta!
E o vendedor não teve de estar com conversas, nem a dizer que há poucas, nem que têm muito valor ou que são vendidas por "x" e por "y", como se faz por cá. Bastou dizer:
"Hear we have a 50cc casal moped possibly 1980s runs ok ex police bike seat missing. From portugal imported selling as spares or repairs viewing welcome buyer to collect".
Para terminar, neste blogue nunca se fala de valores de venda de veículos, peças ou artigos de colecção. Isso fica para revistas da inspecialidade. Quebramos a excepção porque a situação o justifica. Agora vejam lá se não vão cair na tentação de vender motorizadas EFS da GNR que foram compradas na sucata, dizendo:
- "Isto vale para cima de 500 euros! Se não acredita, veja na Internet no blogue Rodas de Viriato, está lá uma que foi vendida na Inglaterra por esse preço... E sem documentos e incompleta!...".

(na frase anterior foi colocada uma parte a vermelho de forma propositada, pois deverá ser retirada quando for dita... Como a minha fronha ainda não apareceu numa capa de uma revista, a dizer-vos que isto é que é bom, é como que este blogue não existe... Mas vocês gostam que as coisas sejam assim, não gostam?).

Continue lendo...

2014/07/13

Bicicleta Esmatina Yé-Yé modelo senhora - Folheto da Esmaltina 1978


Depois da bicicleta Esmaltina tipo Yé-Yé para homem, hoje mostramos o modelo para senhora que fazia parte da gama de produtos da Esmaltina para o ano de 1978.
Mais uma vez o quadro é tipo Sport de uniões, com pintura fantasia, travões de alavanca ou de cabo, grupo eléctrico de 16 v., suporte de bagagem cromado e rodas 26 x 1 3/8.
Estava pintada de vermelho e no guarda-lamas de trás havia elásticos colocados de forma espaçada, para evitar que as saias das senhoras se prendessem nos raios da roda e surgisse algum acidente.

Continue lendo...

2014/07/12

Pneu Sóbrinca 250 em borracha maciça


Para além do esforço em divulgar os pneus antigos de fabrico nacional, temos tentado criar um stock de pneus antigos para quem deles precisar.

Hoje vamos mais longe e apresentamos um pneu maciço em borracha de cor creme, para triciclo ou carro a pedais da marca Sóbrinca.

Tem o número 250 e o piso é tipo listado.
Tem uma reentrância na parte interior, de modo a ficar acomodado na jante metálica do veículo onde era montado.

Continue lendo...