..

2009/05/31

Camac da alta competição para a estrada - Publicidade


Mais uma publicidade da Camac, onde a marca se promovia com a experiência obtida na competição. Experiência essa que permitia o fabrico de pneus para uso no dia-a-dia.
A relação entre competição/dia-a-dia é materializada na ilustração da publicidade em que a imagem de um ambiente de pista dá lugar a um ambiente de oficina de pneus.

Continue lendo...

2009/05/30

Stamir campeão Nacional com José Rego


Na década de 80 a Stamir conseguiu muitas vitórias nas corridas de karts. Neste caso o piloto José Rego foi campeão nacional aos comandos de um kart Stamir K 86, vencendo no circuito do Vigorosa, no circuito da Primavera e no circuito do Verão.
A "Stamir, qualidade que vence" situava-se em S. Luzia - Cucujães, Oliveira de Azeméis.

Continue lendo...

2009/05/29

5.º Rali Paris/Dakar - Publicidade


Esta publicidade retirada de uma revista Boina Verde datada de Junho de 1983, mostrava a "Confirmação UMM" justificada com os resultados obtidos pela Team SG Lights - UMM 4x4 no 5.º Rali Paris/Dakar.
"No rali mais duro do mundo" os UMM eram "4 à partida, 4 à chegada", onde (segundo a publicidade) a percentagem de desistências era de 80%.
As equipas eram formadas por José Megre/J. Amaral, P. Cortez/J. Gomes, V. Cardoso/C. Marques/C. Barbosa e A. Rodrigues/T. Norberto/S. Alves.
Imagem gentilmente enviada por Miguel Silva Machado.

Continue lendo...

2009/05/28

Triciclo motorizado Famel


Um triciclo motorizado da Famel, pintado no vermelho típico.

Na caixa de carga tem uma capota de lona.

Ainda se encontra em circulação.

Continue lendo...

2009/05/27

Publicidade Peugeot 304 Break Diesel


Uma publicidade do tempo em que a poupança de divisas ao país fazia vender...
A Peugeot 304 Break Diesel era apresentada como escolha certa para agricultores (do tempo em que ainda havia agricultores em Portugal...), para comerciantes e para industriais.
Tinha 5 lugares, 1500 decímetros cúbicos de volume de carga útil, ou seja 1,5 metros cúbicos (já do tempo em as pessoas não percebiam muito de matemática e a publicidade tirava partido de tal facto...) e gastava 6 litros de gasóleo em 100 km.

Continue lendo...

2009/05/26

Alfinete de lapela da Pachancho - Braga


Depois dos alfinetes de lapela da Perfecta, da Mavic, da MSC, da Veneza, da Motalli, da Masac e da Gazela Motor, apresentamos o alfinete de lapela da Pachancho - Braga.
Tenho tendência para gostar da maioria dos símbolos das marcas nacionais (em formato reduzido ainda melhor), mas este é especial.
O "P" a preto no fundo branco faz-me lembrar o autocolante com o "P" de Portugal que se via muito nos automóveis nos anos 70 e 80... Por outro lado as labaredas na parte superior do circulo lembram uma daquelas bombas com rastilho dos filmes a preto e branco.

Continue lendo...

2009/05/25

Envelopes Fábrica de Produtos Metálicos Famel (1962/63)


No coleccionismo é frequente o lixo virar luxo.
Estes envelopes são um caso desses. Estão rasgados e a conservação não é a melhor, mas como todo e qualquer documento é importante para a história das duas rodas motorizadas nacionais, eles têm valor.
O primeiro, do qual apresentamos a frente o o verso, é datado de 1962. Na lateral diz "Mod. 10 - 5.000 ex. - 1-62" e tem carimbo dos correios datado do dia 15 (?) de Janeiro (?) de 1962.

No verso está manuscrito "1 Falcão liquidados aos (?) 6.2480$00 em 25 de Março". A informação é relativa à venda de uma motorizada Famel Falcão.

O segundo envelope, é datado de 1963. Na lateral diz "Mod. 1 - 5.000 ex. - 1-63" e tem carimbo dos correios datado do dia 20 de Março de 1963.
Os envelopes são idênticos com excepção do texto escrito na parte inferior. Um diz Famel Foguete * Utilitário * DKW", enquanto que o outro diz "Famel Foguetão * Foguete * Falcão".
Ao nível do design, o envelope tem uma vista da fábrica, em que se pode ler numa parede "Aros Famel" e ver uma carrinha a carregar material.
A marca "Famel" não tem muito destaque, mas sim o nome "Fábrica de Produtos Metálicos" - "Fábrica de Motociclos e Motocicletas". É ainda referido o "Fabrico Especial de AROS - séries para motorizadas - Acessórios e montagens".

Continue lendo...

2009/05/24

Publicidade a 3 versões de jipe Portaro


Nesta publicidade aos jipes Portaro aparecem as três versões que a marca vendia. O Portaro Pick-Up, o Portaro com capota em lona e o Portaro com capota rígida.
Todos as versões aparecem com vista lateral.

Continue lendo...

2009/05/23

Companhia Industrial de Fundição, S.A.R.L. - Publicidade


Uma publicidade da Companhia Industrial de Fundição, S.A.R.L. onde aparece um arado.
Segundo a publicidade desta empresa, os pedidos de informações deveriam ser dirigidos à Rua de S. João, 17 a 21, no Porto.

Continue lendo...

2009/05/22

Jipe UMM numa publicidade à GoldFox


Nesta publicidade de carácter humorístico, aparece um jipe que é nitidamente inspirado nos UMM.
A GoldFox fabricava meias e os turistas que iam a caminho de um qualquer lugar árabe, tiveram de voltar para trás porque não se lembraram de levar meias na viagem...

Continue lendo...

2009/05/21

Gazela, Leopardo, Pantera e Olda em revista


Depois da publicação de artigos sobre Alba, DM, Olda e Chaimite, a revista Motor Clássico, no seu número 27, datado deste mês de Maio, volta a publicar artigos sobre marcas nacionais.
Um dos artigos é sobre as produções da Bravia e o outro sobre o Olda.

O artigo sobre a Bravia é da responsabilidade de Pedro Monteiro do blogue Photography & Reports (a quem mais uma vez agrademos a cedência das imagens) e trata dos veículos Gazela, Leopardo, Pantera, mas também do camião blindado Tigre MK II e dos dumpers VM.
O artigo está acompanhado de imagens da época que permitem conhecer melhor os camiões da marca, bem como as suas características.
O artigo sobre o automóvel Olda é da responsabilidade de Adelino Dinis, com fotografias de Pedro Lopes e é o primeiro de uma série dedicado ao restauro deste veículo de competição.

Continue lendo...

2009/05/20

Anfesa RX 250 - Aventura 88/98


Uma moto Anfesa RX 250, pilotada por João Simões.
Fotografia retirada do livro Aventura 88/89 (uma edição Correio da Manhã, produção Organizações Aventura - José Megre. A fotografia é, segundo o livro, de J. Cunha/F. Romeiras da Sports).

Continue lendo...

2009/05/19

Mini Moke - Publicidade ao prémio Vredestein


Certamente lembram-se de já aqui ter mostrado esta imagem de um Mini Moke no Portinho da Arrábida.
Hoje mostramos uma publicidade em que este automóvel era o 1.º prémio dos concorrentes ao prémio Vredestein.

Continue lendo...

2009/05/18

Renato M. Santos & C.a, Lda. - Catálogo


Apresentamos aqui um catálogo com motorizadas Confersil do distribuidor exclusivo Renato M. Santos & C.a, Lda., depois de já termos mostrado parte delas no catálogo dos ciclomotores da Confersil.

Do catálogo faziam parte os modelos 104 Maxi (2V); 204 turismo (2V), 404 Turismo (4V); 404 TS (4V) (5V); Trial (5V); 504 S Cross (5V) e o modelo 504 SS (4V) (5V).

No catálogo cada modelo de motorizada da Confersil tem informações sobre o quadro, a suspensão, os travões, o peso, a velocidade, o equipamento e as cores. Há ainda informação sobre os motores Casal utilizados.

Continue lendo...

2009/05/17

Bicicleta de criança Brinclândia na VI Automobilia da Moita

Esta bicicleta estilo chopper para criança da marca Brinclândia (???... não se consegue ver bem!) também esteve na Automobilia da Moita de 2009.
O quadro tinha uma forma curiosa, em parte possível porque o peso e a força de uma criança não são muito significativos.
Os aros usados são característicos de triciclos de criança da época e os pneus tinham faixa branca.

Continue lendo...

2009/05/16

Série larga Camac - 5 anos de garantia


Pneus Camac - A paixão e a razão.

Continue lendo...

2009/05/15

Publicidade à Pachancho nos E.U.A.


Chegar a 427 km/h em 5,5 segundo só mesmo com material Pachancho - camisas, pistões e segmentos!
A publicidade data de 1985.

Continue lendo...

2009/05/14

Transporte de UMM Cournil para lançar de pára-quedas


Recebi estas fotografias depois da publicação do artigo sobre o UMM Cournil "LAPES" (versão pára-quedismo) e pensei "isto é como as cerejas, puxa-se uma e vêm mais atrás"... E ainda bem que assim é!
Foram gentilmente enviadas por José Miragaia Tomás e mostram dois UMM Cournil em cima de um reboque de um camião MAN militar. Os jipes estão prontos para serem lançados.

Note-se que o 1.º UMM (só) foi lançado 4 vezes através do sistema "Lapes", enquanto que o 2.º (só) foi lançado 6 vezes pelo sistema "Heavy".
No 1.º exemplar o pára-brisas está protegido com os favos de cartão, enquanto que no 2.º tal não acontece. Devido aos diferentes sistemas usados para o lançamento dos UMM Cournil, também há diferentes amarrações dos mesmos.

Continue lendo...

2009/05/13

Publicidade da CP com Sorefame e moliceiro


Nesta publicidade a CP usou uma locomotiva eléctrica Sorefame/Alsthom de perfil sobreposta numa fotografia com barcos moliceiros, da Ria de Aveiro.
Os barcos moliceiros há muito que estão ligados ao turismo, enquanto objecto do passado. E as locomotivas Sorefame/Alsthom para lá caminham...

Continue lendo...

2009/05/12

Horário Caima com Salvador Caetano Beta


Este horário da caima Expresso tinha a fotografia de um autocarro da Salvador Caetano, modelo Beta.

Este modelo foi o sucessor do modelo Alpha.

Continue lendo...

2009/05/11

UCAL modelo Corrida 28 Especial - Catálogo UCAL


Aqui fica mais um modelo do catálogo de bicicletas UCAL, trata-se de uma bicicleta de corrida, com quadro da marca Olimpique.

Tinha quadro com tubo de aço com uniões, pneus 700 x 23 C, 10 velocidades, aros em alumínio, guiador em alumínio, travões em alumínio, jogo pedaleiro em alumínio, cubos em alumínio, pedais em alumínio e selim de napa - em alumínio já agora :)

Continue lendo...

2009/05/10

Publicidade da época à AJP (1991)


Aqui fica uma publicidade de época às motos AJP, onde aparece uma AJP Ariana 125 igual à que foi publicada no catálogo Motojornal 1991 (de onde esta publicidade foi retirada).

Na publicidade aparecia o símbolo / logotipo da AJP, bem como o seu lettring.

Agora que já passaram alguns anos, podemos dizer que o "design" é típico dos anos 90. Época em que a intercepção e junção de letras era moda. Parece até que o resultado em termos de imagem de marca deixa um pouco a desejar, mas...

...Mas a publicidade diz tudo: "Fabricante e distribuidor"...
A AJP pode não ter começado em berço de ouro, mas soube ir evoluindo, resistindo e adaptando-se. E devagar foi ao longe - o resto é conversa.

Continue lendo...

2009/05/09

Casal - Manual de instruções e cuidados motores M151, M152 e M154


Aqui fica o manual de instruções e cuidados dos motores Casal M 151, M 152 e M 154. Não têm de pedir nem pagar nada, é grátis!
É um pouco trabalhoso fotografar e publicar um manual completo, mas assim usa-se a Internet para que todos fiquem a ganhar.

Não cansem a vista a tentar ler o que está nas fotografias... Carreguem com o cursor do rato nas mesmas, que elas ficam maiores. Ai sim é que devem ler o que nelas está escrito!

Agora já não têm desculpa para não cuidarem dos motores!











Para facilitar o arquivamento das imagens, as mesmas foram ordenadas alfabeticamente (com excepção da capa e da contra-capa).

Continue lendo...