2022/01/31
Autocarro Alfredo Caetano Fenix da JMF (1/2)
Um autocarro tem influência na vida de muitas pessoas, pois permite a ligação entre locais distantes, permite passear, trazer novidades e até marcar o ritmo diário de que o vê passar (no interior do país há quem saiba as horas pela passagem das carreiras diárias).
Este autocarro Alfredo Caetano, modelo Fenix, poderá ter essa capacidade, pois é da empresa José Martins da Fonseca, da localidade de Ponte das Três Entradas (Oliveira do Hospital).
Este autocarro Alfredo Caetano tem na frente o emblema deste carroçador nacional, bem como o emblema da Irisbus (Iveco).
Na frente também tem o emblema da JMF - José Martins da Fonseca, como se pode ver na imagem anterior.
Tem matrícula de Maio de 2004.
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2022/01/29
Catálogo Fabruima 1991 - Biciclo Ref. 116
É mais outro produto que consta no catálogo antigo da Fabruima de 1991 que estamos a divulgar.
É o biciclo com a referência 116, com rodas laterais de equilíbrio, com o guiador cromado e os pneus em borracha branca.
O guiador era de dimensões generosas, lembrando as motos norte americanas dos anos 70. E até tinha encosto para as costas!
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2022/01/27
Motorizada Macal GTX 50 - Museu Duas Rodas
Em meados de anos 70 do século passado, a Macal comercializava o modelo GTX 50, destinada a clientes que pretendiam circular fora de estrada, sentindo a sensação de fazer motocross. Para além da versão comercial, houve motorizadas Macal GTX 50 que foram alteradas para poderem competir em provas, como é o caso desta que vemos nas imagens.
De acordo com a legenda que a identifica na exposição no Museu Duas Rodas, em Sangalhos, foi preparada por Ernesto Caetano, durante os anos 70.
Está equipada com motor Zundapp e tem o guarda-lamas da frente em posição elevada, de modo a não interferir com o curso da suspensão.
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2022/01/25
Chapas ovais de Porto de Mós para carroça
A Câmara Municipal de Porto de Mós mandou produzir estas chapas de forma oval para serem aplicadas nas carroças puxadas por animais, que circulavam na via pública.
Elas são em metal, tendo zonas em baixo relevo que foram pintadas, sobressaindo a cor vermelha e a cor preta. Para além da indicação do nome do município e do número da chapa, também tinha o brasão deste concelho.
Para serem fixadas na madeira, tinham duas furações a meio das extremidades laterais.
Neste caso podemos ver 3 chapas com numeração seguida.
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2022/01/23
Alfinete de lapela da COVINA - C.A.T. 425
Mais um alfinete de lapela antigo que entrou recentemente na colecção.
É da empresa Covina - Companhia Vidreira Nacional. Na parte inferior podemos ler C.A.T. 425, que quer dizer Centro de Alegria no Trabalho n.º 425 (que nos dias de hoje será qualquer coisa de parecido com os "Teams Building" que as grandes empresas promovem...).
As três argolas coloridas no topo remetem-nos para jogos e os ramos de loureiro na lateral remetem-nos para a vitória e para o sucesso. O emblema da Covina está na parte central e é encimado por uma roda dentada.
O metal tem acabamento dourado e na parte traseira podemos ver com facilidade o contorno do emblema.
O metal tem acabamento dourado e na parte traseira podemos ver com facilidade o contorno do emblema.
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2022/01/21
Publicidade à Polisport (Bicimota 94)
A Polisport - Pedro & Paulo Araújo Plásticos, Lda., foi uma empresa que apostou na em valores diferentes do que era comum em muitas outras empresas, na época: a qualidade, o design e a inovação.
Estes 3 valores eram materializados na produção e comercialização de peças e acessórios em plástico para veículos de 2 rodas, tanto para o mercado nacional, como para exportação.
E assim se fazia uma publicidade, que neste caso foi publicada no catálogo da Bicimota 94.
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2022/01/19
Catálogo brinquedos Grupo Bébécar (1990) triciclo A228 #25
Neste triciclo da Bébécar vemos uma caixa de carga na traseira, sendo ideal para transportar brinquedos e pequenos objectos. Deste modo não era preciso optar entre diferentes brincadeiras, podendo-se juntar tudo numa. Como se a caixa de carga não fosse suficiente, ainda podia transportar mais alguma coisa no cesto colocado na frente.
Este triciclo com a referência A 228 no catálogo de brinquedos Grupo Bébecar do ano de 1990, era feito em plástico colorido e tinha um autocolante a dizer "Acuarella".
O selim era ajustável mudando de posição com recurso a um parafuso e este triciclo Bébécar tinha como extra uma buzina a ar, que funcionava quando era pressionada com força.
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2022/01/17
Placa antiga Alpino para guarda-lamas
Os motores Alpino, fabricados em Itália foram utilizados por diferentes fabricantes de ciclomotores / motorizadas portugueses. A título de exemplo temos as motorizadas Famel Alpino e os Vilar Alpino.
Mas também houve quem importasse motorizadas, motos e scooters de marca Alpino para Portugal, como a Sociedade Comercial Portuense.
A placa que hoje divulgamos será de um destes veículos, sendo aplicada no guarda-lamas da roda da frente. Está pintada de branco, com as letras (em relevo) pintadas de preto. Apresenta desgaste e sinais da idade.
A placa era presa pela parte inferior, em dois pontos. Um deles já sofreu uma intervenção, como se pode ver na foto anterior.
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2022/01/15
Pneu Mabor General 3.00 - 10 (usado)
A Mabor General fabricou pneus para os mais variados fins e para diferentes tipos de veículos, desde a simples moto, ao pesado camião.
Hoje mostramos um pneu da gama dos que eram usados em scooters, em motorizadas de roda pequena e em atrelados.
É um pneu Mabor General 3.00 - 10
Ao contrário do que costumamos fazer, este pneu Mabor General é usado e tem várias marcas de utilização. Mas serve para vermos como era e até podemos ver o número de produção, como se vê na imagem anterior.
Usá-lo num veículo poderá ser arriscado e perigoso, mas ainda está em condições de ser usado num veículo que esteja em exposição estática... O futuro o dirá!
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2022/01/13
Certificado de Garantia Famel Foguete e factura de venda
Ter um certificado garantia de uma motorizada Famel Foguete não é para qualquer coleccionador, pois é um tipo de artigo que com facilidade seria deitado fora.
Nas fotografias vemos um destes documentos, de uma motorizada Famel Foguete fabricada no dia 15 de Maio de 1959 (abençoado dia!). Esta Famel Foguete era de cor preta, estava equipada com pneus 23 x 22,5 (certamente um erro tipográfico, sendo o correcto 23 x 2.25) e tinha selim comprido.
A motorizada foi vendida pelo agente Aurélio da Silva Azevedo, da Casa Cristina, de Castelo da Maia, em Julho do ano já referido. Esta empresa vendia também as bicicletas Cristina.
Como se ter a garantia não fosse já uma coisa especial, a mesma está acompanhada da factura de venda, onde são referido 6750 escudos!
Estes documentos históricos fazem parte da colecção dos irmãos Pedro Torres e Silvério Torres, a quem agradecemos a colaboração!
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2022/01/11
Moto Anfesa R125 de António Ferreira
As motos Forvel com motor Hodaka com 125 cc são conhecidas dos entusiastas de motos fabricadas em Portugal, mas hoje apresentamos uma Anfesa R125 que é aparentemente idêntica.
Esta situação resulta da compra do material da Forvel - quando esta empresa entrou em dificuldades económicas, por parte de António Ferreira dos Santos, da marca Anfesa, de Alcobaça.
Esta moto Anfesa R 125 foi restaurada há poucos anos e continua a ser usada frequentemente, na zona de Castelo Branco, pelo proprietário António Ferreira. E quando é possível também marca presença em concentrações de motos antigas.
É do ano de 1984 e partilha o espaço da garagem com uma moto Suzuki GSX 1100, de 1980, que terá sido a primeira moto de 16 válvulas no mercado português.
Agradecemos a Rui Ferreira pelo envio das fotografias e das informações.
2022/01/09
Pneu Fakir Extra de bicicleta antiga
São pormenores que passam ao lado da grande maioria das pessoas, mas é nos pormenores que está a diferença e onde se vê o que é realmente especial.
Nas imagens que hoje divulgamos, vê-se um pneu antigo de fabrico nacional de marca Fakir.
Esta marca pertencia ao Centro Velocipédico de Sangalhos, empresa que comercializava bicicletas e motorizadas.
Esta marca pertencia ao Centro Velocipédico de Sangalhos, empresa que comercializava bicicletas e motorizadas.
Estes pneus mostram que a empresa teve envergadura suficiente para mandar produzir pneus com a marca Fakir, o que exigia a criação de moldes específicos - o que tinha custos.
Este pneu antigo Fakir Extra tem a medida é 28 X 1 5/8 e estava aplicado numa bicicleta de fabrico português, de marca Danúbio, comercializada pela Sibal.
Este pneu antigo Fakir Extra tem a medida é 28 X 1 5/8 e estava aplicado numa bicicleta de fabrico português, de marca Danúbio, comercializada pela Sibal.
Agradecemos a Ângelo Pacheco
pelo envio desta colaboração. Obrigado!
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2022/01/07
Chapa antiga rectangular C. M. da Chamusca de 1935
Recentemente, na publicação intitulada "Chapa antiga de carroça de 1935 - Chamusca", mostrámos uma chapa de carroça puxada por animais muito parecida com a que hoje divulgamos.
E na verdade a única diferença, é que nesta não consta a palavra "Isento", que na outra aparecia entre o nome da Câmara Municipal da Chamusca e a data de 1935.
Está pintada na mesma cor e tem o número 688.
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2022/01/05
Revista SóClassicas n.º 89 - Dezembro de 2021
O novo número da revista SóClássicas já está nas bancas, é a número 89 / 125, relativa a Dezembro de 2021.
Neste número é dado destaque na capa à motorizada SIS Sachs 1x2, havendo no interior um artigo sobre esta motorizada, onde é dado destaque à sua história e a alguns dos pormenores de fabrico.
Mas em relação às motos e motorizadas nacionais, há ainda uma reportagem sobre João Casal (que faleceu recentemente), abordando-se os vários empreendimentos que realizou ao longo da sua vida.
Nesta SóClássicas com 34 página podemos ainda destacar:
- Correio dos leitores;
- A história da estátua de uma Vespa que foi roubada;
- Uma mini reportagem sobre o Caramulo Motorfestival;
- Os restauros da Honder (Brasil);
- Reportagem da ClássicAuto 2021 de Caldas da Rainha, onde estiveram várias motorizadas nacionais em exposição / venda;
- O Leilão da Bonhams sendo apresentadas várias motorizadas e motos vendidas no evento.
Esta revista trás um calendário de oferta, para o ano de 2022.
Agradecemos ao editor pela oferta da revista.
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2022/01/03
Fabruima De Luxo - Autocolantes verticais
Durante vários anos muitas empresas fabricantes de veículos; tando de 2, como de 3 ou de 4 rodas usaram o termo "De Luxo" para incluir na designação do modelo que comercializavam. Era como que um certificado para os mais distraídos, ou menos conhecedores, ficarem a saber como era o que estavam a comprar.
A Fabruima também entrou nesse jogo, como podemos ver nestes autocolantes Fabruima De Luxo verticais.
Na parte inferior têm o número de telefone da empresa e a referência a "Portugal".
Os autocolantes estão disponíveis para venda, para mais informações usar o contacto de e-mail existente na lateral direita do ecrã.
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2022/01/01
Jipes UMM no Paris / Dakar de 1985 pela equipa Gerard Henon
Se há quem vista uma roupinha especial no 1.º dia do ano, nos gostamos de fazer uma publicação ainda mais especial em datas como esta...
E para começar bem o ano, retrocedemos até 1985 quando por esta altura a equipa francesa Gerard Henon participava no Rallye Paris/Dakar com 3 jipes UMM.
A fotografia que hoje divulgamos testemunha os preparativos para a competição, quando a equipa foi fotografada junto dos 3 jipes UMM Alter preparados para a competição pelo continente africano. Na imagem só constam duas das duplas que pilotavam os jipes.
De acordo com a legenda no verso da fotografia, dois dos UMM funcionavam a gasolina e tinham 150 cavalos de potência, enquanto o outro UMM era a gasóleo e dava assistência à equipa, estado inscrito na categoria de protótipos.
A fotografia que hoje divulgamos testemunha os preparativos para a competição, quando a equipa foi fotografada junto dos 3 jipes UMM Alter preparados para a competição pelo continente africano. Na imagem só constam duas das duplas que pilotavam os jipes.
De acordo com a legenda no verso da fotografia, dois dos UMM funcionavam a gasolina e tinham 150 cavalos de potência, enquanto o outro UMM era a gasóleo e dava assistência à equipa, estado inscrito na categoria de protótipos.
Na mesma legenda também é referido que não é necessário demonstrar a fiabilidade dos jipes UMM, pois em 3 anos sempre chegaram à meta.
Infelizmente esta equipa não conseguiu o mesmo feito dos pilotos portugueses, acabando por desistir.
Infelizmente esta equipa não conseguiu o mesmo feito dos pilotos portugueses, acabando por desistir.
Pela análise das fotografias e baseados nos pneus usados, o jipe localizado mais à direita será o que funcionava a gasóleo.
Assim começamos 2022 com uma espíbola, que tal como o nascer do Sol, vem sem se saber porquê. E porque o ano é para ser cheio de ritmo e energia, fazemos esta publicação às 22 horas e 22 minutos!
Assim começamos 2022 com uma espíbola, que tal como o nascer do Sol, vem sem se saber porquê. E porque o ano é para ser cheio de ritmo e energia, fazemos esta publicação às 22 horas e 22 minutos!
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