Começamos o mês de Setembro com uma publicação de peso em todos os sentidos, pois é um catálogo de peças de um camião Berliet (Tramagal) GBA 6 MT 6x6 "Portugal" militar. Era um peso-pesado nas estradas e este catálogo também é um peso-pesado, pela sua relevância e pelo peso que tem em papel.
São quase 5 cm de altura de papel, num formato próximo do A4, estando as várias partes divididas em capítulos, a saber:
- Chassis;
- Motor;
- Caixa de velocidades;
- Caixas de transferências;
- Ponte dianteira;
- Pontes traseiras.
Logo no início deste catálogo de peças do camião Berliet Tramagal GBA MT 6x6 aparece um aviso, relacionado com as encomendas de peças onde foi escrito à mão "Nota: Todas as posições circunscritas a vermelho, são pedidas à M. D. Ferreira."
Deste modo percebe-se que a referência a "Portugal" que existe na capa, é relativa aos camiões Berliet Tramagal produzidos em Abrantes e que tais peças seriam provavelmente de fabrico português.
Pela impressão das folhas percebe-se que este catálogo tem uma parte copiada do catálogo original do camião Berliet e outras partes que foram acrescentadas, estando estas relacionadas com as adaptações feitas em Portugal e com os componentes de fabrico nacional.
Numa dessas folhas, que se nota ser diferente, vemos a cabina do condutor, em desenho explodido, sendo esta facilmente reconhecida por que contactou com os camiões Berliet Tramagal na Guerra do Ultramar ou durante o serviço militar.
Como é normal num catálogo de peças, nele aparece a relação de peças, com o respectivo nome, a respectiva referência e as quantidades necessárias.
Nos separadores deste catálogo é possível obter mais informações sobre os componentes mecânicos usados, como o motor que é do tipo / modelo M 420 30 XP.
Já a caixa de velocidades é do tipo / modelo B X S L 6, como se pode ver na imagem anterior.
Agora só nos falta comprar um camião Berliet Tramagal MT 6x6 para podermos usar este catálogo!
2 Comentários
Boa noite , será possível adquirir um catálogo das peças da Berliet Tramagal GBA ou cópia do mesmo, pelo facto de ter a viatura.
Cumprimentos
Miguelccduarte@gmail.com