2019/10/24
Folheto do jipe Bravia Comando MK II - 13.º Aniversário Rodas de Viriato
13.º Aniversário Rodas de Viriato!
Mais uma vez trazemos um exclusivo para a Internet...
Se um gajo sem princípios justifica os seus actos, dizendo que alguém tem de fazer o trabalho sujo; nós tentamos estar do outro lado do espectro, dizendo que alguém tem de fazer o trabalho limpo!
E fazer um trabalho limpo, bem que dá trabalho, mas é com gosto que vemos o resultado final.
E quando se encontra material como este folheto do jipe Bravia Comando MK II, é uma grande satisfação!
Em tempos já aqui mostrámos fotografias do Bravia Comando MK III, do qual só foram produzidos 2 protótipos. Com a revelação deste panfleto, ficamos a saber mais sobre a versão anterior, que é muito diferente do modelo referido.
Na lateral deste veículo 4x4 podemos ver as letras "Jeep", aparentando ser um jipe de marca Jeep Kaiser CJ6, de meados da década de 70, ao qual foi montado um canhão na parte traseira.
Fica por esclarecer se este veículo era montado sob licença da marca Jeep / Kaiser, ou se era uma versão alterada e melhorada pela Bravia, tendo assim o seu nome.
O para-brisas estava dividido em dois, de modo a permitir o acondicionamento do canhão durante as deslocações e a roda sobressalente estava colocada por fora da carroçaria, do lado direito. No para-choques da frente parece ler-se "Comandos". Terá este jipe Bravia Comando MK II com matrícula ME-25-83 pertencido a esta organização?
De acordo com o que consta no folheto, o canhão que equipava este jipe Bravia era o M40 A1 ou o M40 A1C.
Na primeira foto que acompanha este texto aparece um blindado Chaimite ao fundo, com a característica camuflagem usada pelos comandos, pelo que os dois tipos de veículos são contemporâneos.
Publicada por
J.B.
à(s)
23:47
Labels/palavras chave: *** Jipe, *** Militar, Bravia
technorati: *** Jipe, *** Militar, Bravia
Labels/palavras chave: *** Jipe, *** Militar, Bravia
technorati: *** Jipe, *** Militar, Bravia
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 Comentários
Aparentemente, alguns componentes podem ter sido fornecidos pela Willys-Overland do Brasil, embora seja mais comum encontrar o CJ-6 com 4 portas no Brasil.
Estes jipes eram muito parecidos com as versões espanholas dos VIASA Jeep com as mesmas mecânicas e da mesma década de montagem idêntica em Zaragoza
A ficha técnica indica que o motor é o mesmo Ford OHC usado no Jeep brasileiro a partir de '76, além dos modelos espanhóis serem basicamente um CJ-3B alongado.
Comandei um pelotão anti-carro constituido por jipes com este canhao... canhao sem recuo 10.6
Mas os jipes eram umm