As fotografias antigas são um importante recurso para obter informações, especialmente quando não temos outro modo de as conseguir..
No caso desta fotografia antiga, uma "carte-de-visite" de finais do século XIX, início do século XX, com uma menina (?) fotografada aos 2 anos e meio, podemos ver um cavalo para montar. É um brinquedo com uma plataforma com rodas, para que se pudesse deslocar. Deste modo temos um testemunho dos brinquedos existentes há uns 100 anos... Seria de fabrico nacional?
A perna da frente do cavalo está no ar, o que indica que a estrutura do brinquedo é forte, caso contrário seria um dos pontos onde iria partir. Pelos pormenores do cavalo, nota-se que é um brinquedo refinado, o que quereria dizer caro - o que condiz com o resto da fotografia e com a própria fotografia.
Condiz com o resto da fotografia porque a menina tem ao pescoço um fio com um pendente, que muito provavelmente será num metal precioso, tal como a empunhadura da bengala que segura. Na mesa sobre a qual está o cavalo de brincar, há uma manta bordada, condizente com o restante universo que servia de afirmação social e económica.
E condiz com a própria fotografia, porque esta ainda não era um produto acessível a quem tivesse pouco dinheiro.
A fotografia é do fotógrafo amador J. Vaz (?) Guerreiro, de Cercal do Alentejo, como se pode ver pelo carimbo existente no verso.
Pelas pesquisas realizadas na Internet e no livro História da Imagem Fotográfica em Portugal, não sabemos mais nada deste fotógrafo, pelo que agradecemos qualquer informação útil.
seja o primeiro a comentar!