..

2009/01/27

Alba, DM, Chaimite e Olda em revista


Qual a relação entre o Alba, DM, Olda e Chaimite?
Para além de serem projectos com cunho nacional, todas estas marcas aparecem em artigos na revista Motor Clássico n.º 23.
Em relação ao Alba, DM e Olda os 3 modelos encontraram-se no último Caramulo Motor Festival (já aqui tínhamos falado da presença do Olda neste evento). A oportunidade foi aproveitada para fazer um "ensaio carros de sport portugueses". O artigo fala das características dos veículos e está acompanhado com fotografias dos vários pormenores dos mesmos.
Este artigo é seguido de um outro sobre "os special nacionais", que faz um enquadramento histórico do surgimento das marcas já referidas e é acompanhado de várias fotografias de época.

Umas páginas mais à frente, é apresentada a 2.ª parte do artigo sobre a Chaimite. Este aborda "a descrição do emprego operacional da Chaimite no Exército Português e Corpo de Fuzileiros da Marinha, as encomendas por países estrangeiros, a modernização da década de 1980 da frota portuguesa, uma listagem com o destino actual das viaturas nacionais e estrangeiras e dos protótipos. Revela, também, uma das últimas, e também das mais desconhecidas, encomendas militares à fábrica de Samora Correia". Palavras do autor do artigo, Pedro Monteiro do blogue Photography & Reports (a quem agrademos a cedência das imagens e das informações deste último parágrafo).

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário