Assinalando o 16.º aniversário do blogue Rodas de Viriato entramos numa fase de publicações ainda mais especiais que mostram a riqueza e valor dos veículos fabricados em Portugal.
Recentemente recebemos estas imagens de um automóvel CAMAT - que aparentemente será um protótipo; juntamente com um pedido de ajuda no sentido de identificar o que seria. Não havendo muito para informar, procedemos de forma inversa, isto é, pedimos a quem saiba mais sobre este automóvel, que deixe um comentário nesta publicação.
A CAMAT (de CArros MATeus, S.A.) é uma marca do Porto que no início dos anos 90 fabricava automóveis a partir do aproveitamento de chassis de automóveis Volkswagen carocha.
A CAMAT (de CArros MATeus, S.A.) é uma marca do Porto que no início dos anos 90 fabricava automóveis a partir do aproveitamento de chassis de automóveis Volkswagen carocha.
Teve dois modelos conhecidos, o CAMAT Douro e o CAMAT Roadster, inspirados em carros descapotáveis desportivos ingleses.
Mas nas imagens o que vemos é um automóvel de linhas futuristas, muito aerodinâmicas e fluídas.
Mas nas imagens o que vemos é um automóvel de linhas futuristas, muito aerodinâmicas e fluídas.
Fica a pergunta: Se tivesse sido produzido em série, o que seria hoje da CAMAT!
Agradecemos a Nuno Granja pela cedência das fotografias.
4 Comentários
Bom Dia João sou o Marco Santos de Tavira e posso confirmar que este novo modelo da Camat era mesmo o protótipo para uma outra versão que supostamente reunia o melhor dos MG com os Morgan e linhas dos Panther e silhuetas dos Riley. Foi desenvolvido sobre uma base nos chassis Volkswagen Carocha do irmão mais famoso o Camat Douro mas com uma carroçaria totalmente original. Infelizmente naquele tempo nos anos noventa e por falta de capital na empresa não foi possível avançar para a produção em série e este era um de dois novos protótipos. O primeiro tem uma mecânica moderna 1600 Volkswagen Passat e o segundo tem uma mecânica moderna 1800 Volkswagen Vento ambos modelos que eram na altura em 1996 candidatos para serem vendidos na Mercado Automóvel Nacional mediante as encomendas que teriam nacionais e estrangeiras. Por volta de 1998 a empresa entrava em dificuldades e ainda terminou uma série de automóveis encomendados mas não obteve os resultados e depois de supostamente mais de 100 viaturas produzidas e vendidas a firma Camat encerrava em 2000. Informação cedida e obtida pela ACP
É uma tristeza não ter havido apoio a este sector. Vi hoje este automóvel ao vivo numa garagem no Porto. Adorei!
Também vi hoje mesmo este veiculo e fiquei apaixonado. Portugal merecia ter uma marca forte de automoveis de fabrico nacional.
Fiquei triste por ver uma máquina tao bonita ao abandono.
O Camat Douro foi fabricado no Porto utilizando mecânica VW carocha modificada por pai e filho de apelido Matos e não Mateus. O protótipo da foto ainda existe. A intenção era utilizar mecânica Ford : motor 2 litros do Sierra dianteiro e tracção traseira.