..

2018/12/19

Catálogo A. J. Maias, L.da - Atrelado p/ automóveis "A.J.M." # 1


Continuando a mostrar catálogos antigos de empresas portuguesas que fabricaram veículos, iniciamos esta publicação com a divulgação do catálogo da A. J. Maias, L.da, de Sangalhos.

A A. J. Maias, L.da, era fabricante de atrelados para motorizadas e automóveis; amortecedores; jantes de vários tipos para pneus maciços e de pressão; bicicletas e de motorizadas.

Logo na abertura deste catálogo, um breve texto assinado pela gerência refere que outros produtos estão em vias de fabrico e que a empresa enviará folhas desses produtos, para que possam ser acrescentadas ao catálogo.

O primeiro produto a constar é um atrelado para automóveis "A.J.M.", com a referência n.º 1. A imagem do atrelado é impressa a preto e branco, vendo-se bem como era era o atrelado.

Este atrelado usava pneus 16 x 4, com 4 telas. Tinha o peso máximo de 250 kg e o chassi era em tubo de aço quadrado. A suspensão era formada por anéis de borracha. A caixa era feita em madeira brilhante prensada e revestida em volta com calha de aço, tendo 40 cm de altura. A caixa era de fácil desmontagem, para se poder arrumar no mínimo de espaço.

Este atrelado A. J. Maias, L.da tinha chapa de numeração e placa de sinalização, com dispositivo eléctrico e farolins de nevoeiro.
Em relação às medidas, eram as seguintes: comprimento do atrelado - 1,65 metros; comprimento da caixa - 1,20 metros e tinha 1,03 metros de largura da caixa. Tinha tolde de lona impermeável e engate de fácil aplicação. O acabamento era em esmalte brilhante e havia a possibilidade de ter outra caixa, por exemplo para caça, ou para outro fim solicitado.

O verso do catálogo era no mesmo tipo de cartão da capa, mas sem impressão.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário