..

2020/01/06

Reportagem exposição Bicicleta Motorizada - Centro de Artes de Águeda


Um dos eventos que divulgámos no final do ano passado foi a exposição Bicicleta Motorizada - Águeda e a Democratização da Mobilidade Individual, que está patente no Espaço Expositivo do CAA - Centro de Artes de Águeda, até dia 26 de Abril de 2020.

Curiosos por ver a exposição, bem como alguns modelos especiais que integram o conjunto, lá fomos até Águeda, de modo a poder fazer a reportagem do que se pode encontrar exposto no 1.º andar do CAA. e aqui fica a reportagem dessa visita.

Relembramos que no Centro de Artes de Águeda já se tinha realizado a exposição Less Is More, onde era possível ver motos e motorizadas nacionais ao lado de outras estrangeiras. Desta vez tudo o que está exposto foi fabricado em Portugal.
Sendo este o tema do blogue Rodas de Viriato, não podíamos faltar!

A exposição Bicicleta Motorizada é de acesso grátis e assim que entramos no edifício onde decorre, vemos uma scooter Casal S 170 / Casal Carina e uma SIS Sachs V5. Estes dois veículos servem de chamariz para a exposição que decorre no piso superior.

Ao chegarmos à sala da exposição vemos um texto na parede, que faz o enquadramento da exposição, intimamente ligada à localidade onde está patente - Águeda, bem como a Sangalhos e a Aveiro.

Nesse texto são também referidos alguns acontecimentos e pessoas que entraram para a história dos veículos de duas rodas com motor, em Portugal. Uma das pessoas referidas é João Garrido, que no início do Século XX começou a vender no Porto motos importadas.

A exposição está organizada de forma cronológica, mas também por marcas, por cilindradas e por tipos de utilização dos ciclomotores, das motorizadas e das motos expostas.

Paralelamente há textos e fotos nas paredes, bem como em telas impressas, que vão ajudando a perceber a história da "Bicicleta Motorizada", bem como das várias marcas a ela associadas.

Em situações pontuais também há vitrinas onde estão expostos materiais diversos, desde folhetos e catálogos antigos, bem como chapas ou emblemas de marcas e até peças e material de colecionismo com elas relacionado.

Quem gosta do tema não terá dificuldade em delirar com algumas das peças expostas, que oportunamente divulgaremos.
Quem não gostava de ter na sua garagem uma moldura com um dos folhetos das motorizadas vendidas pela Organização Sachs em Portugal, como os que se vêem na imagem anterior?

Para que a informação sobre cada "Bicicleta Motorizada" seja mais detalhada e precisa, foi colocada uma legenda num dos cantos de cada rectângulo preto, tipo alcatifa, sobre o qual estão expostos os veículos. Nessa legenda também consta o nome das várias pessoas que colaboraram na realização da exposição, cedendo os seus exemplares.

Em termos temporais, estão expostos cerca de 45 anos da produção industrial de motos e motorizadas em Portugal, havendo exemplares nunca restaurados, outros já restaurados e até uma Famel XF-25 que nunca foi usada, estando ainda como saiu da fábrica.

Antes de terminarmos, falta dizer que a exposição tem curadoria de Emanuel Barbosa e que está previsto um ciclo de cinema, em parceria com o Lisbon Motorcycle Film Fest, onde serão exibidos filmes ligados à temática das motos.

Não percam as próximas publicações sobre esta exposição, relacionadas com modelos específicos!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário