..

2020/01/10

Motorizada Famel Utilitaria - Exposição Bicicleta Motorizada


Depois de aqui termos apresentado a reportagem da exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda, é altura de começar a apresentação individual das motorizadas que se podem ver no espaço referido.

Datada de 1951, era possível ver esta Famel Utilitária equipada com motor Pachancho, sendo o arranque feito através de pedais.

Apesar de o motor ter sido fabricado pela Pachancho, ele tinha num dos lados gravada a marca Famel no metal, e no outro lado tinha as palavras "Famel Águeda" pintadas.

Mas não foi só aqui que a Famel gravou a sua marca, também o guarda-corrente em metal tinha a palavra em relevo, ladeada de uns elementos gráficos que lembram assas de pássaro estilizadas.

É um veículo que podemos dizer estar entre a bicicleta e a moto, pelo que tem as partes essenciais de uma moto, mas adaptadas à escala de uma bicicleta melhorada.

Isto não foi motivo de desculpa para que as várias peças não fossem projectadas / fabricadas / integradas de forma esmerada. Veja-se a terminação do escape, lembrando uma barbatana hidrodinâmica de um peixe.

Na frente vemos que o farol é da marca Impex, não havendo hodómetro ou velocímetro para controlar a marcha do veículo.

Também nesta zona era possível ver que o pneu era de marca Bufalo, tendo sido fabricado pela CNP.

Terminamos com um pormenor do guarda-lamas traseiro, onde é possível ver a chapa que diz Famel Utilitária e o farolim usado.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário