..

2020/01/17

Motorizada Famel Turismo - Exposição Bicicleta Motorizada


A cultura é algo que muitas correntes económicas detestam, pois para além de custar dinheiro e de melhorar perigosamente o nível cultural das pessoas, dificilmente é rentável monetariamente.

Começamos desta forma esta publicação sobre a motorizada Famel Turismo, modelo D, que vemos nas imagens, pois com este artigo podemos ajudar a esclarecer a névoa relacionada com os motores de marca Famel.

Ela pode ser vista na exposição Bicicleta Motorizada, no Centro de Artes de Águeda, não sendo necessário pagar bilhete para esse efeito. Situação que para certas correntes económicas é uma coisa hedionda e repugnante.

Tal como acontece com muitas marcas, seja de automóveis, seja de outros tipos de veículos, nem sempre o motor usado é produzido pela marca que o utiliza e, neste caso, o motor de marca Famel foi fabricado pela Metzger & Schlegel K.G. de Fellbach, perto de Estugarda (em alemão "Stuttgart"), na Alemanha.

É um motor do ano de 1955, tendo 48 cc de cilindrada.
As tampas laterais deste motor foram fabricadas de propósito, tendo a marca Famel gravada em relevo no metal, procurando-se deste modo afirmar a marca, como é legitimo. Podemos dizer que era uma situação a meio caminho entre usar motores de outras marcas e usar os seus próprios motores.

Este modelo não tem suspensão na zona da roda de trás, sendo o amortecimento feito pelas molas existentes no selim que equipa esta Famel Turismo.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário