..

2018/10/25

Moto Casal K272 da Polícia de Segurança Pública - 26.ª Automobilia de Aveiro / 2018


Sabe bem fazer publicações mais especiais quando comemoramos os 12 anos de actividade do blogue Rodas de Viriato.
E continuamos a busca por modelos pouco conhecidos, ou até mesmo desconhecidos, pelo que aqui divulgamos uma moto da Casal, que tem um motor Casal M 242, com 150 cc e 14,5 cv de potência, fabricado em 1975, na Metalurgia Casal, S.A.R.L., em Aveiro.

Do que consta, estamos perante um exemplar único, um protótipo denominado Casal K 272. Como se isso não bastasse, esta com pintura da PSP, o que o torna ainda mais único.
Este modelo iria ser lançado com o primeiro motor Casal 150 cc, e do que se diz, por falta de apoios e autorização do estado não foi para a frente, sendo então doado à Polícia de Segurança Pública, por esta entidade estar isenta de matriculas.

Esta Casal K272 engrenou nesta instituição e foi afecta à instrução na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, onde era utilizada para provas de perícia, por ter um motor mais potente que as outras motorizadas, servindo, por exemplo, para o salto de arco em fogo.
Quando a instrução das motas acabou em Torres Novas, ali ficou abandonada.

É nesta altura que Pedro Gonçalves (de quem já aqui divulgámos uma bicicleta Vilar Speed VI e a quem agradecemos as informações que aqui divulgamos!) entrou na PSP e faz o seu curso em Torres Novas. Como era aficionado em motorizadas nacionais, ficou admirado ao ver este modelo da Casal - que nunca tinha visto e ainda por cima com um ar bem robusto para uma "motorizada" Casal.

Passados uns anos de estar na PSP e assim que teve oportunidade, voltou a Torres Novas para reaver este modelo que lhe despertara atenção. Quando pode mexer na mota Casal K 272, viu que se tratava de um modelo único, pois o número do quadro era 00001 e nunca tinha visto um motor Casal com 150 cc.

Não se conhece muito da história desta moto e até ao momento não se encontram fotos antigas dela no passado. Sabe-se que se encontra ao serviço da PSP desde os anos 70 e as restantes informações foram obtidas junto de funcionários e do dono, o senhor João Casal, da empresa Metalurgia Casal.

Entretanto a moto Casal K272 recebeu um restauro e foi exposta na 26.ª Automobilia de Aveiro / 2018.
Se algum dos nossos leitores tiver mais informações sobre este modelo, ou fotos antigas com ela, por favor envie-nos um e-mail.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário