..

2018/10/22

Imagem antiga Famel com motor Famel de 2 1/4 cv. - 12.º aniversário Rodas de Viriato


Hoje completam-se 12 anos de Rodas de Viriato, com publicações todos os dias!
É assim amigos!
O Rodas de Viriato chegou aos 12 anos de idade e hoje é dia de festa!
E como acontece em algumas festas de aniversário, em que o aniversariante bebe uns copos de álcool a mais, faz figuras tristes e diz coisas insignificantes da sua vida, também nós aproveitamos para fazer figuras tristes nesta data. Afinal hoje tudo nos é permitido!
Chegamos a esta bela idade e sentimos a obrigação de sermos maiores de idade.
Sim, ao longo destes 12 anos de trabalho diário tentámos seguir (alguns) princípios como:
- Publicar material novo, tentado sempre acrescentar algo ao que já existe na Internet.
- Respeitar o leitor, partindo do princípio de que é um ser inteligente e com sentido crítico.
- Proporcionar livre acesso a informações, imagens e documentos.
- Dar o melhor de nós mesmos, mesmo que isso implique deixar os interesses pessoais para trás.
- (...)

Mas.. E, como dizia o outro, há sempre um mas... E é por isso que divulgamos esta imagem cheia de referências ao blogue Rodas de Viriato, por cima de uma fotografia de um ciclomotor antigo Famel, com motor Famel de 2 1/4 cv de potência, de fabrico inteiramente nacional (muito provavelmente uma versão do motor Pachancho, produzido por encomenda para a Famel). Temos de nos fazer um homem de barba rija.
E isto acontece porque vemos as nossas imagens a serem usadas por todo o lado (sinal de que somos bons no que fazemos!), mas sem que haja qualquer respeito pelo que pedimos, a quem precisar das imagens:
"Na Internet ou noutro meio digital, incluir referência à fonte "Rodas de Viriato" e um link para o blogue".
E o pior é que quando abordamos quem usa as imagens (muitas vezes cortando ou apagando a referência "Rodas de Viriato"), somos mal recebidos. Ou então somos tratados como se nós é que estivéssemos a agir mal, muitas vezes com um tom de que estamos a chatear.
E muitas vezes esta situação passa-se com pessoas ligadas ao mundo dos veículos antigos (e que usam as imagens para lucro próprio), ou ligadas ao mundo da criatividade / direitos de autor (que ironicamente ficam possessos quando alguém usa algo criado por si!). Será que a sua visão tão larga, não percebe que se o Rodas de Viriato conseguir fazer melhor o seu trabalho, só têm a ganhar com isso?

Agora pergunta-se: o que é que se faz?
Uma das soluções é os homens de bem que por ai há, quando percebem que alguém usa uma foto de outro, faz uma chamada de atenção à pessoa. Sendo um acto socialmente reprovado, serão menos os que o fazem.
Outra solução é passarmos a ter as imagens deste blogue cheias de referências, como a que hoje divulgamos, e quem dela precisar terá de pagar uma notinha de 50 euros (éramos para pedir 10 euros, mas caímos em nós a tempo, e pensámos à homem, à valente - daqueles que conseguem ir a algum lado na vida...) e a imagem poderá ser vendida sem ter tanto espaço ocupado pelo crédito do local onde foi publicada.
É só escolherem o que preferem.

Com a sorte que temos, durante a comemoração deste 12.º aniversário do Rodas de Viriato, achamos que ainda vamos ter o presente de algum artista, que vai editar a imagem digitalmente, perdendo umas 5 horas de trabalho (que têm um custo de 80 euros), só para não ter de pedir a foto original... Desculpem, só para não ter de pagar pela imagem (fod*-**, ainda não nos habituámos à ideia de cobrar pelas coisas!) para depois usarem de modo a ganhar dinheiro.

A terminar:
Obrigado a todos aqueles(as) que ajudaram a que chegássemos aqui. O futuro será melhor e com fotos cheias de referências.
Entretanto apareçam na comemoração dos 12 anos do RDV!
É verdade, a fotografia da Famel, com motor famel, foi publicada em 1955!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário