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2018/10/02

Ciclomotor Vilar Cucciolo de 1950 nos Estados Unidos da América


A Internet torna o mundo mais pequeno e o artigo de hoje prova isso muito bem.
Nas imagens vemos um ciclomotor antigo identificado como Vilar e equipado com motor Cucciolo, que actualmente se encontra numa colecção de motos antigas nos Estados Unidos da América.

E como cada objecto antigo tem a sua história, este também tem a sua, que aqui partilhamos graças à colaboração do proprietário - Mike Cecchini, a quem agradecemos a disponibilidade ("thanks for all!").

No ano de 2009, Mike Cecchini Bethesda, de Maryland, nos Estados Unidos da América, viu um ciclomotor Cucciolo numa loja da Ducati chamada DucPond, que se situa em Winchester, na Virginia.
Não sendo adepto de bicicletas equipadas com motor, ficou admirado com o desenho e a engenharia do motor Cucciolo que viu. Decidiu tirar uma fotografia ao que tinha visto, enviando-a para um amigo italiano, a viver na Sardenha, pedindo-lhe que se encontrasse algum veículo parecido à venda por Itália, para o avisar.

Passados 10 minutos de ter feito isto, já tinha uma fotografia do ciclomotor que mais tarde adquiriu e que vemos nas imagens. O preço não era elevado, pelo que perguntou ao vendedor se tudo funcionava, tendo recebido como resposta um "Claro!". Fica a dúvida se o vendedor se sentiu insultado com a pergunta.

Depois de fechado o negócio, Mike Cecchini teve a ajuda do seu amigo italiano, que tratou de ir buscar o ciclomotor e fazer o envio para os Estados Unidos da América. Para esse efeito o motor seguiu desmontado da bicicleta, tudo dentro da mesma caixa, que demorou 3 dias a chegar à casa de Mike nos arredores de Washington. O processo foi tão simples e rápido, que parecia inacreditável.
Segundo as palavras de Mike Cecchini "talvez soubesse que iria para uma nova casa italiana, onde receberia o amor e o cuidado que merecia e precisava".

A primeira intervenção que o ciclomotor sofreu foi ser desmontado e limpo. Para surpresa de Mike Cecchini, quando limpou o guarda-lamas da frente com produtos próprios para esse efeito, descobriu que a pintura do ciclomotor estava em muito bom estado, não sendo necessário fazê-la de novo. O entusiasmo resultante desta descoberta fez com que continuasse a limpeza, peça a peça. A tarefa foi continuada nos tempos livres e em poucas semanas toda a pintura, bem como os cromados e o selim Brooks B66, com 69 anos, estavam como se vê nas fotografias.

Note-se que houve o cuidado de fazer as coisas de forma detalhada e usando os produtos certos, de modo a não causar danos ao retirar a sujidade acumulada ao longo de anos.
Depois de toda a limpeza concluída foram adicionados alguns extras da época a este ciclomotor. Entre eles conta-se o suporte de mercadorias na traseira, de origem francesa e com caixas de munições do exército suíço de 1960, que parecem ter sido fabricadas para serem aplicadas neste local.

Outro elemento adicionado foi o escape, com uma forma que nos lembra a de uma túlipa alongada e esticada. Neste caso a opção justifica-se por uma questão de gosto pessoal.
Os pneus não foram esquecidos e para esse efeito foi contactada a Michelin, que ficou surpreendida pelo estado de conservação os pneus, de meados dos anos 70, que equipavam este ciclomotor. Por essa razão optou-se por manter os pneus e colocar câmaras de ar novas.

Ao fazer esta mudança, também se decidiu mudar a roda dentada colocada no eixo traseiro, tendo-se substituído a de 18 dentes por uma com 33 dentes, de modo a que a velocidade máxima atingida não fosse tão alta.

Uma das peças que faltava neste ciclomotor Vilar Cucciolo, era a chapa com as letras FNB - Fábrica Nacional de Bicicletas, que era colocada no local onde o guarda-lamas prendia às hastes que o ligam ao eixo da roda. A situação entretanto foi resolvida com a ajuda de um entusiasta português de veículos antigos.

E é assim que um ciclomotor de fabrico português, com motor italiano, circula pelos Estados Unidos da América!

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