..

2023/02/05

Folheto publicitário Fábrica Nacional de Bicicletas - 1939


A criação da Fábrica Nacional de Bicicletas remonta ao primeiro quartel do século XX, pertencendo à empresa Vilarinho e Moura, L.da, que se situava na Rua do Bomjardim, 826; na cidade do Porto. Tendo ficado conhecida como sendo a marca "Vilar".

Como o nome indica, começou por fabricar bicicletas, tendo no final dos anos 40 / início dos anos 50, começado a fabricas motorizadas e, mais tarde, motos com diferentes cilindradas (indo até aos 250 cc). Curiosamente a marca Vilar terminou os seus dias da forma como começou, vendendo bicicletas.

O panfleto antigo que aqui divulgamos é datado de 1939 e apresenta uma banda desenhada em que se referem muitos e variados motivos para se comprar uma bicicleta.

Como é impresso a uma só cor, recorreu-se ao uso de traços e de tramas para dar a noção de volume nos desenhos.
Ainda que não seja referida a autoria dos desenhos, nota-se que foram feitos por alguém profissional e que têm um cunho de modernidade e de cosmopolitismo - o que ajudaria na venda das bicicletas. 

No canto inferior esquerdo podemos ver que estes panfletos antigos da Fábrica Nacional de Bicicletas foram impressos na Tipografia Ideal, na Rua do Bomjardim, 330 (no Porto).

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário