..

2017/09/29

Autocarro UTIC AEC - Auto Viação Aveirense (1/2)


Quem visitou a 25.ª Automobilia de Aveiro / 2017 foi recebido por este autocarro antigo de marca UTIC, com chassis de marca AEC, estacionado à entrada do evento.

É um antigo autocarro de 1964 que pertenceu à Auto Viação Aveirense, de Ílhavo, onde tinha o n.º 20 de frota e esteve ao serviço durante muitos anos.

Deixou de prestar serviço na década de 90, tendo sido abatido ao efectivo em 2001.

Mais tarde foi adquirido pela Amibus que depois o ofereceu ao Clube Aveirense de Automóveis Antigos no ano de 2012.

Esta oferta prende-se com o facto de este autocarro ter marcado gerações de pessoas de Aveiro e dos arredores de Aveiro, pois era o meio de transporte que muitos usavam para ir à praia.

Não é de estranhar que este autocarro também seja conhecido mais para o interior do país, uma vez que terá transportado passageiros que chegavam a Aveiro de comboio.

Era na Estação da CP de Aveiro que começava o trajecto que realizava em direcção ao Forte da Barra e as praias da Barra e da Costa Nova.

Nem sempre teve a carroçaria que hoje podemos ver e que foi construída pela UTIC durante a década de 70 do século passado.

O facto de pertencer ao CAAA faz com que este autocarro continue na localidade que ajudou a desenvolver e, ao mesmo tempo, onde há maior envolvimento emocional para a sua preservação.

1 comentário

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O motor é horizontal como nos Volvo B58 e B10M?

Enviar um comentário