..

2019/03/19

XVI Automobilia Ibérica da Moita / 2019 - Reportagem


Decorreu no último fim-de-semana a XVI Automobilia Ibérica da Moita / 2019 e como já é tradição, aqui estamos a apresentar a reportagem geral do que vimos. Ficam guardadas para um futuro próximo as publicações que tratam de veículos de forma individual, para que possam ser apreciados detalhadamente.

Na vida nada é permanente, nem estático, e um evento como este, muito menos.
A sensação que tivemos em edições anteriores de que cada vez há menos automóveis na feira tem vindo a consolidar-se (não queremos com isto dizer que ter de haver automóveis dentro dos pavilhões).

Mas o que é certo é que temos caminhado para aqui. Ainda somos do tempo em que os jipes Portaro e os jipes UMM marcavam presença dentro e fora do espaço.

Na verdade até somos do tempo em que automóveis Citroen FAF e Sado 550, marcavam presença no exterior do espaço, pelo que não podemos deixar de sentir falta deles. A realidade é que o espaço disponível não é muito e, seja pela mão do HACETS / organização; seja pelos feirantes / expositores ou seja pelos visitantes, este aspecto tem mudado ao longo dos anos.

Em compensação, outros veículos e outros pontos de interesse justificam a deslocação e a visita à XVI Automobilia Ibérica da Moita / 2019.
Mais uma vez era possível ver muitas motorizadas de fabrico nacional, restauradas e por restaurar.

No que diz respeito às motorizadas restauradas, nas imagens podemos ver, entre outras, uma Famel XF-17, uma Confersil 604 GT 6V e uma SIS Sachs V5.

Já em relação às motorizadas por restaurar, uma SIS Sachs ao lado de uma Motalli Braga, bem que enchiam o olho de quem gosta de marcas portuguesas.

Em relação a coleccionáveis relacionados com a temática dos transportes, a oferta também era grande, havendo brinquedos, ferramentas, acessórios e máquinas antigas.

Material impresso, fossem revistas, jornais, folhetos, manuais e catálogos, também havia muito. O mais difícil seria mesmo encontrar aquilo que se procurava. Nesse caso nada como ir com tempo para descobrir o que nos falta e ir perguntando aos vendedores se podiam ajudar na tarefa.

E as surpresas estavam lá, fossem um pisa-papéis do primeiro centenário da Metalúrgica Duarte Ferreira, fossem uma velha fotografia de um autocarro nacional, fosse a chapa que nunca pensámos conseguir encontrar, quanto mais comprar!

Isto sem esquecer os tempos de conversa com conhecidos, amigos e desconhecidos, sobre o mundo dos veículos antigos.

Enquanto não chega a XVII Automobilia Ibérica da Moita / 2020, podem relembrar como foram as edições anteriores:
- XV Automobilia Ibérica da Moita - 2017
- XIV Automobilia Ibérica da Moita - 2017
- XIII Automobilia Ibérica da Moita - 2016
- XII Automobilia Ibérica da Moita - 2015
- XI Automobilia Ibérica da Moita - 2014
- X Automobilia Ibérica da Moita - 2013
- IX Automobilia Ibérica da Moita - 2012
- VIII Automobilia Ibérica da Moita - 2011
- VII Automobilia Ibérica da Moita - 2010
- VI Automobilia Ibérica da Moita - 2009
- V Automobilia Ibérica da Moita - 2008
- IV Automobilia Ibérica da Moita - 2007
Até lá!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário