..

2017/03/10

Lata antiga Sonap transformada em almotolia


A Sonap - Sociedade Nacional de Petróleos foi criada em 1933, segundo o que consta no seguimento da criação da empresa Queiroz Pereira, Lda, em 1929.
A Sonap estava ligada à distribuição e nos anos 70 foi integrada na PETROGAL. Foi ainda nos anos 70 que se deu a nacionalização da empresa, no seguimento do 25 de Abril de 1974 (tal como aconteceu com a SACOR, a Petrosul e a CIDLA).

A falta de abundância de bens de consumo, ou de dinheiro para os comprar, foram uma característica dos 3 primeiros quartéis do século XX em Portugal e que obrigaram a que se recorresse à imaginação.

Esta lata antiga Sonap t.t.e. - h.d. mostra bem como é que se contornavam as dificuldades. A partir de uma simples lata metálica com quase 1 litro de capacidade, criou-se uma espécie de almotolia que permitia controlar a colocação de óleos em motores ou noutros locais.

Para tal a lata foi aberta em dois sítios opostos na parte de cima, tendo neles sido soldadas com estanho duas entradas / saídas de líquidos, sendo que uma era maior e com uma secção inclinada. Foi ainda colocada uma pega para que pudesse ser facilmente manuseada.

Esta lata está disponível para venda, para mais informações usar o contacto de e-mail existente na lateral direita do ecrã.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário