..

2017/03/13

Abotoadeira UTIC Mack feita pela Industrial do Socorro


No ano de 1944 foi criada em Lisboa a UTIC - União de Transportadores para Importação e Comércio, com o objectivo de conseguir adquirir material para autocarros a melhores preços. Em 1947 e em 1948 a empresa decidiu começar a importar chassis de camiões Mack para serem carroçados em Portugal como autocarros.

Por esse motivo é natural que a UTIC pretendesse fazer publicidade aos seus autocarros, associando a sua marca à conceituada norte-americana Mack, marca facilmente reconhecida pela mascote de um bull dog que colocava na frente dos camiões.

Mas a UTIC decidiu usar como elementos gráficos a roda dentada e o volante, centrados um no outro. No topo do emblema está a marca UTIC, escrita a preto e em baixo a marca Mack, escrita a vermelho.

Esta abotoadeira foi fabricada pela Industrial do Socorro, em Lisboa - empresa que se dedicava à douragem, niquelagem, prateagem e cromagem. Também fabricou muitos outros artigos, como emblemas esmaltados para lapela e para grelhas de radiador de automóvel, nomeadamente do Sporting Club de Portugal, como se pode ver no anúncio que mostramos de seguida e que data de finais dos anos 40 (e que nos foi gentilmente cedido por Carlos Caria, que também teve amabilidade de nos fornecer muitas das informações que aqui partilhamos).

A Industrial do Socorro estava na rua José António Serrano n.º 26, que é a calçada que vai ao Hospital de São José e a empresa ficava do lado esquerdo de quem sobe. A zona foi totalmente destruída (inclusive a Igreja do Socorro) quando nos finais dos anos 40 se transformou o Martim Moniz, em Lisboa.

1 comentário

Carlos Caria disse...

Exclente, bela peça com muita história das empresas carroçadoras de camionetas para transporte de passageiros, vulgo autocarros.

Enviar um comentário