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2008/09/30

Sado 550 na Feira de col. e do veículo antigo (parte 1/2)


Continuando a reportagem sobre as "rodas nacionais" presentes na Feira de coleccionismo e do veículo antigo, aqui ficam uma série de fotografias de um Sado 550 que pertence a José Megre.

Este exemplar estava datado de 1972, mas tal deve-se certamente a uma gralha, pois o veículo deverá ser de 1982.

Na folha que identificava este Sado 550, podíamos ler que o este mini automóvel foi "idealizado por uma equipa de técnicos do Entreposto Comercial entre eles Manuel Romão, Nery de Oliveira, Carlos Galamba (design da carroçaria), Reis Thomaz (fabrico e desenvolvimento) e José Megre".

Na mesma folha é ainda referido que: "O projecto começou com um motor de 50 cc da Casal, depois 125 cc, a seguir um 360 cc da Yamaha e finalmente um 550 cc a quatro tempos da Daihatsu".

Para terminar, resta referir que a informação de que foram feitos e vendidos 1500 automóveis Sado 550 ainda não está clarificada, pois há quem diga que foram feitos 500 e há quem diga que foram feitos 1500.

7 Comentários

Anónimo disse...

Acompanho a indústria de Portugal pela internet, mas este Sado é uma vergonha! Uma ideiazinha idiota e fora de época. Lembra alguns veículos bizarros e feios produzidos na Espanha de Franco. E que nome! Sadismo ou sado-masoquismo? E pior, é que é dos anos 80, posterior ao excelente UMM, este sim, um belo engenho, um projecto adulto.

Marco disse...

Ó Amigo só porque não gostas do nossos Entreposto Sado 550 é de louvar e respeitar que Portugal conseguiu chegar aos paises que desenvolveu e produziu o seu primeiro microcarro sem qualquer apoio exterior tirando toda a mecanica DAIHATSU 550 o resto dos SADO 550 eram totalmente feitos e montados ali nos armazens do ENTREPOSTO COMERCIAL S.A. a mesma empresa que montava as carrinhas DATSUN SADO aqui em Moscavide Lisboa. O UMM não passava de uma licença de direitos de produção comprada desde 1977 aos franceses da firma SIMI COURNIL 4X4 e os nossos PORTARO montados em Lisboa, depois Terrugem e Tramagal era a mesma coisa mas com os ARO romenos que lá era o mesmo jipe todo igual mas chamado de ARO 243 mas infelizmente parece que a ARO já faliu. O ÚNICO carro mesmo 100% famoso nacional dos anos 80 era o Entreposto Sado 550 que chegava até aos 120kmh com um motorzinho 548cc 3 cilindros de tracção á frente e só 2 lugares feito em 5 séries desde 1975 a 1985. Há um óptimo website na Internet dedicado ao PROJECTO XIMBA o que depois passou a chamar-se SADO 550em 1981 procura em google.pt

sado disse...

Estou en negociações com o meu primeiro 550 série3 de 1983, que me dizem estar a andar e em boas condições, logo vos direi e aqui colocarei fotos à chegada ! Vou, por certo, precisar de toda a ajuda possivel de quem tem conhecimentos deste "castiço" carrinho. Até breve.

sado disse...

De facto o SADO chegou ,mas devido á minha falta de jeito não consigo colocar as fotos .Já lhe fiz uns upgrades e vou ,por certo, dar-lhe o melhor tratamento possivel.

Vasco Costa disse...

Bom dia,

Não tem conhecimento de nenhum Sado em mau estado para eu restaurar?

Agurado resposta via e-mail,
Cumprimentos,
Vasco Costa.

JOE RIVERA disse...

O primeiro comentario é totalmente descabido e só o poderei desculpar se se tratar de um jovem que começou a ter gosto pelos automoveis antigos. Já o segundo "Marco" denota etsar bem ao corrente da industria Nacional e como tal não tenho necessidade de me repetir. Falta apenas dizer que o contexto de crise petrolifera levava a industria a fazer projectos de carros pequenos com um fraco consumo e por outro lado pretendia-se dar um veiculo de maior qualidade a quem tinha motorizadas e que nao possuia meios para chegar ao automovel...... Quanto ao UMM pois é o mesmo Carlos Galamba que desenhou ambos quer o Sado quer o UMM.......E ainda não foi referido o AMIGO.

JOE RIVERA disse...

Ahhh esqueci-me de dizer que Sado em portugues quer antes demais dizer o nome de um Rio que passa para os lados de Setubal...

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