..

2008/09/28

Motalli Invacar - Folheto publicitário


Mais um exclusivo internetiano, um panfleto ao Motalli Invacar, veículo conhecido por permitir a deslocação de pessoas com problemas de locomoção.
Este triciclo teve evolução ao longo dos tempos, tendo já aqui mostrado a versão mais recente.
O texto do panfleto demonstra as preocupações tidas em consideração com a concepção do veículo:
- "Cadeira com encosto almofadada em pergamóide";
- "Acesso fácil com resguardo móvel";
- "Caixa de velocidades: com 3 velocidades, sincronizadas, servidas por engrenagens de precisão, em aço temperado, com comando ao punho".
Reparem que os cantos do encosto do banco têm um espaço que permite a colocação de uma mão - espaço este que facilita os movimentos necessários para entrar e sair do veículo.

Este triciclo era distribuído pela Motali - Motores e Veículos Nacionais, Limitada, empresa com sede no Porto e com filial em Lisboa. Estava equipado com motor P3-48-KSV, monocilíndrico, a dois tempos, arrefecido por turbina e tinha 48 cc.
Não sei se a opção da empresa em fabricar este tipo de veículos era meramente comercial ou se estava relacionada (inicialmente) com a necessidade de alguém próximo (familiar, amigo...). Só sei é que é numa altura em que não havia entidades ou leis que se preocupassem com quem era diferente, havia quem o fizesse.

Muito obrigado ao Sr. Manuel pela oferta do panfleto!

2 Comentários

original disse...

é muito importante para nós portadores de deficiência física, eu gostaria muito de ter um triciclo desse para facilitar a minha locomoção para o meu trabalho e para os meus negócios,mais Ñ tenho condições, quem sabe um dia se deus quiser, obrigado pelas informações...

Ana disse...

boas.se quiser fotos mais detalhadas desse triciclo, eu tenho um, e posso enviar.
magalhaes

Enviar um comentário