..

2020/02/10

Tricarro Motalli Invacar - 27.ª Automobilia de Aveiro / 2019


Podemos dizer que a Motalli é mais conhecida pelos tricarros e quadriciclos que fabricou, do que propriamente pelas motorizadas que fez.

Esta observação não tem qualquer fundamento em estudos, baseia-se tão somente no facto de um tricarro ou quadriciclo Motalli dar mais nas vistas do que uma motorizada - ainda que a Motalli tenha desenvolvido modelos marcantes e que também merecem destaque.

No caso do tricarro que aqui apresentamos, foi um modelo fabricado a pensar em clientes com dificuldades de locomoção / deslocação, pelo que tem uma entrada lateral e um banco que quase parece uma poltrona, com encosto para braços e tudo.

Como este modelo tem três rodas, de modo a não exigir que o condutor tenha de se equilibrar como numa moto, tem uma grande distância entre eixos, obrigando o guiador a ter uma dimensão generosa e, consequentemente, a exigir um reforço junto da zona de aperto com a coluna da direcção.

Uma vez que o condutor viaja literalmente sentado, este Motalli Invacar tem um avental que desvia o ar da zona das pernas e, ao mesmo tempo, também impede que água molhe as pernas do condutor.

O avental não substituía a existência de guarda-lamas, que na roda de trás têm aproximadamente metade do arco de uma circunferência, pois encontram-se perto do local onde o condutor viaja. Deste modo não salta água ou lama da roda.

A roda traseira usa um cubo de roda comum, sendo o eixo suportado por uma estrutura de metal (e não como acontece num automóvel ou mesmo num tricarro / quadriciclo comum).
Este Motalli Invacar está equipado com um Motor Alma L.da, de marca Motalli, da série P3 - 48, modelo P3/KS - AC, com 48 cc.

2 Comentários

Anónimo disse...

Este tricarro motalli necessita de documentos sendo que foi construido para mobilidade reduzida

JORGE COSTA TELM.964002627 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Enviar um comentário