..

2020/02/17

Autocarro antigo Chevrolet - 27.ª Automobilia de Aveiro / 2019 (2/2)


Antes dos automóveis serem acessíveis a muitos (ou de terem recursos disponíveis para gastar num monte de metal), os autocarros permitiram deslocações e viagens a muitas pessoas, que de outra forma não o poderiam fazer.

O autocarro antigo Chevrolet que esteve em exposição na 27.ª Automobilia de Aveiro / 2019 é um destes casos, tendo sido utilizado por populações no interior de Portugal.

Uma vez que as estradas por onde circulava eram estreitas e sinuosas, não era muito comprido, pelo que se aproveitava o espaço exterior para fazer o transporte de bagagens e mercadorias, sendo o acesso ao tejadilho feito por uma escada na traseira do autocarro.

Depois bastava colocar as bagagens e mercadorias na grelha existente no tejadilho e prender tudo muito bem, com recurso a cordas. Os ganchos metálicos que vemos na imagem anterior facilitavam esta operação.

No interior não havia grandes luxos, recorrendo-se muitas vezes à utilização de madeira, por exemplo, para fazer o piso, no interior.

Os bancos eram corridos, sendo partilhados pelos passageiros. Eram feitos em metal, com o estofo em napa. O mesmo acontecia com o lugar do motorista, sendo no entanto um lugar individual.

E para terminar este grupo de fotos, um pormenor da parte inferior, vendo-se a suspensão e o eixo das rodas da frente.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário