..

2019/01/06

Moto Marsan com motor Sachs 100 cc de 1950


Muitas pessoas acham que a indústria portuguesa de veículos a motor com duas rodas, só usou motores com 50 cc, mas estão muito enganadas. Não só fabricaram muitos modelos de motos usando motores de 100 cc e de 125 cc; como até de cilindradas superiores, alguns dos quais de fabrico nacional.

Já aqui divulgamos alguns exemplos, como as Dover com motor Sachs de 100 cc; a Vilar com motor de 125 cc da Villiers, como a Casal K 272 com motor Casal de 150 cc, como as Anfesa RX 175 com motor de 175 cc; para já não falar das cilindradas superiores que a marca AJP usa nas motos que produz nos dias de hoje.

Nas imagens vemos uma moto Marsan, marca referida no livro da autoria Pedro Pinto como sendo da empresa Sanches e Martins, Lda., de Cantanhede. Esta moto tem um motor Sachs de 100 cc e aparentemente é do ano de 1950.

Esta moto Marsan está há muitas décadas na família de Francisco Castanha, que foi um dos fundadores do  Clube Português das Motos Antigas (e a quem agradecemos o envio das fotos).

Tudo leva a crer que o depósito, o comando das luzes, o escape e o farolim não são iguais aos originais e não está a ser fácil encontrar fotos ou informações de como seriam, pelo que quem tiver informações / peças, por favor deixe comentário.

É ainda necessário perceber qual era a cor ou combinação de cores originais que esta Marsan tinha.
Um exemplar destes bem que merece ser recuperado de modo a poder mostrar como foi o passado da nossa indústria.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário