2016/01/09

Comboio turístico Deltrain Delga e carruagens Fresh


O turismo é uma importante fonte de receitas para Portugal e para muitos locais pelo mundo fora. Como resposta às necessidades que o turismo exige, há quem se limite a ter uma atitude de subserviência (que muitas vezes roça a autoescravidão). Por outro lado há quem aproveite o turismo para construir algo que seja uma mais valia e que traga novas experiências.

A Deltrain é uma empresa da qual já aqui falámos e que continua a inovar e a produzir os seus comboios turísticos desde 1997, na localidade de Maçã, perto de Sesimbra.
Os comboios da Deltrais não são só para o mercado nacional, sendo exportados para a Europa, onde a empresa tem uma rede de agentes.

O comboio Deltrain que vemos neste grupo de fotografias é um modelo Delga e foi fotografado em Tavira, no Algarve, onde faz uma carreira regulamente, sendo propriedade da Delgaturis.
A locomotiva tem um chassis Land Rover, sendo a cabine em estrutura de aço com fibra de vidro, tendo lugar para o motorista e para o guia. A transmissão é 4x4 permanentemente, tendo travões de disco nas 4 rodas e suspensão de molas helicoidais. O motor tem caixa manual de 6 velocidades.

Está concebido para circular em locais com piso de diferentes tipos, como acontece no caso que mostramos, onde o chão é empedrado.
A locomotiva e as 3 carruagens viram num espaço com 11 metros de largura, situação que não limita o uso deste meio de transporte em cidades, vilas ou aldeias.

Como circulam a baixa velocidade e em locais normalmente cheios de pessoas, são uma boa montra, podendo as carruagens exibir publicidade no topo e nas laterais, permitindo que quem os explore obtenha um rendimento extra, para além dos bilhetes vendidos.

As carruagens que mostramos são o modelo Fresh, têm o chassis galvanizado, com estrutura em aço e as portas feitas em fibra de vidro, fechando com sistema magnético.
Cada carruagem pode transportar 20 passageiros sentados, todos orientados para a frente. Têm sistema direccional, travões hidráulicos e suspensão independente às 4 rodas
As lanças de tração têm um sistema antichoque.

No interior das carruagens há um sistema de som com 4 colunas por carruagem. Tem botões de paragem e luzes em LED. Tanto a locomotiva como a última carruagem têm um pirilampo LED que ajudam a sinalizam a marcha do veículo.

Para mais informações, visitem o site da Deltrain.

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