..

2014/10/19

Vídeo de 1975 com blindado Chaimite Armada 90 (filme 2)


Mais um documento histórico sobre a Bravia e sobre o seu veículo militar mais conhecido. É a segunda parte do vídeo do ano de 1975 com blindado Chaimite Armada 90 com matrícula AP-19-34.
Começa com uma série de disparos feitos a partir do blindado Chaimite V 200 / Armada 90, pertencente aos Fuzileiros, num campo da serra da Arrábida. Segundo informação na página do utilizador Blog Barco à Vista (no Youtube.com), os tiros foram feitos com uma metralhadora-pesada Browning 12,7 mm em direcção a uma bandeirola colocada no terreno. Aparentemente haverá a comparação com o tiro feito por uma metralhadora. Há ainda disparos com o sistema de armas ARMADA 90 - LFG de 90 mm.
Este vídeo tem vários aspectos importantes e um deles mostra o interior do Chaimite, onde estão aparentemente 3 homens da guarnição - um ao guiador, outro nas telecomunicações e outro na torre de disparo.
Este filme de 8 mm antigo foi cedido pelo comandante Alves da Rocha (CMG FZE REF) para publicação.

4 Comentários

Anónimo disse...

Ficava bem um agradecimento ao autor do blog e inerir o respectivo link na vossa página

J.B. disse...

Boa tarde caro anónimo.

Foi feito a link para a página do Youtube e referido o autor do filme, situação que mostra o agradecimento e reconhecimento perante quem filmou e divulgou o vídeo. Note que na legenda publicada junto com o vídeo (no Youtube), não há indicação de que se deva proceder desse modo, nem referência do link do blogue (na altura foi feita pesquisa pelo nome do blogue, tendo sido encontrado um com o nome em questão). Nele foi feita uma pesquisa na caixa existente para esse efeito, mas o vídeo não aparece nos resultados, ficando a dúvida se há relação entre uma parte e a outra. Para qualquer dúvida, estamos disponíveis pelo e-mail existente na lateral direita do ecrã.
Cumprimentos
JB

Anónimo disse...

Sim, tudo muito bem..., mas contactaram o homem e pediram autorização, referir hoje em dia não chega lendo a lei do copyright?
É um conselho que dou!
Já agora tem lá no blog fotos fabulosas do Chaimite Armada 90 com interiores e tudo.

André Miranda

Blogue Barco à vista disse...

Bom dia,

Fui advertido para uma situação que nada corresponde ao indicado, no tocante a copyright e, sendo o autor do blogue Barco à vista, respectivo facebook e canal de youtube, onde se encontram publicados estes 02 filmes da Chaimite ARMADA 90 dos Fuzileiros, cedidos por um amigo, não tenho nada a contrariar a sua divulgação neste blogue ou noutros sítios da Internet...

Aproveito e caso seja do vosso interesse, entretanto publiquei um outro artigo sobre o mesmo blindado - "WALKAROUND" CHAIMITE V-200 "ARMADA 90" DOS FUZILEIROS:
http://barcoavista.blogspot.pt/2015/05/walkaround-chaimite-v-200-armada-90-dos.html

Cumprimentos
--
Rodrigues Morais

Enviar um comentário