..

2014/10/27

Oficina das motorizadas Tâmega em Amarante


A propósito dos 8 anos deste blogue, continuamos a apresentar oficinas antigas de motorizadas.
Mas neste caso não é uma comum (já por si pouco comum!) oficina antiga de reparação de motorizadas e de bicicletas, ou de venda de peças para as mesmas.

Trata-se nada mais, nada menos do que a oficina que vendia as motorizadas de marca Tâmega, em Amarante.

Terá sido criada por volta de meados dos anos 50 do século passado e manteve-se de portas abertas até aos nossos dias.

Nas paredes e no tecto há muitos vestígios de outros tempos, sejam pneus, aros, rodas para triciclo ou peças para motorizadas antigas - algo impossível de recriar ou de imitar.

Havia também várias motorizadas que estavam a fazer reparações, outras que esperavam por recuperação, bem como bicicletas e até um ciclomotor Vilar com motor Cucciolo que já aqui mostrámos.

A oficina usou o nome do rio que passa por Amarante - Rio Tâmega, para baptizar os modelos que vendia com montagem Confersil. Mas a identificação à localidade onde se situava não se ficou por aqui, também os emblemas usados em alguns dos depósitos de combustível das motorizadas tinham representada a igreja de S. Gonçalo, bem como a ponte com o mesmo nome.

A oficina situa-se no largo conselheiro António Cândido, onde se pode ver uma estátua deste amarantino.

Como se pode ver pela imagem anterior, situa-se entre os números 145 e 150, mas as motorizadas são a melhor referência para quem quer encontrar a oficina.

Terminamos com um agradecimento pela forma como fomos recebidos e pudemos realizar esta reportagem.

1 comentário

Antonio da Costa disse...

Boa noite Rodas de Viriato,
Notei na vossa excelente reportagem de visita á Oficina Tâmega (já há alguns anos) que não tem nenhum contacto possível com a mesma, quer seja nome do dono, um email ou outro tipo de contacto; Não é possível fornecer?
Muito obrigado

Enviar um comentário