..

2019/10/28

Miniatura Chaimite V-200 da Automodelos (1/3) - 13.º Aniversário Rodas de Viriato


13.º Aniversário Rodas de Viriato!
E com este artigo terminamos a comemoração dos 13 anos de existência do blogue que divulga os veículos fabricados em Portugal, o Rodas de Viriato.
E para acabarmos bem, pedimos ao nosso departamento de imagem fixa e em movimento que fizesse uma reportagem especial, sem olharem a custos ou a meios para conseguir algo digno, especial, único, que valorize o que de bom temos.

E assim foi, começou-se pela definição do veículo que seria o protagonista deste momento importante, tendo-se optado pelo blindado Chaimite V-200, numa versão em miniatura produzida pela Automodelos, na escala 1/50.

Depois foi preciso pensar no local e logo a ponte 25 de Abril foi mencionada - pelo simbolismo do seu nome, por ser em metal, mas também por ser um monumento imediatamente associado a Portugal, tal como acontece com o blindado Chaimite.

A coisa estava bem encaminhada, mas a fasquia ainda tinha de ficar mais elevada, ou não estivéssemos no Rodas de Viriato. Para reforçar o caráter militar deste veículo, seria bom ter um barco (vaso) de guerra no rio Tejo, como adereço. Não foi fácil, mas após vários telefonemas para o Concelho de Guerra em Mar foi possível agendar uma data em que tal seria possível e o resultado é o que se pode ver!

A miniatura da Automodelos é bastante detalhada, o que facilitou o trabalho, dando-lhe muito realismo e permitindo pontos de vista que seriam difíceis de captar com um modelo em tamanho real. Par além disso o blindado Chaimite estava equipado com uma torre giratória, da qual saem dois canos de artilharia, que também acentuam o realismo do conjunto.

Na parte de cima há duas tampas que escondem o motor e que podem ser abertas (uma delas tem o apoio partido), mais outro pormenor que mostra o cuidado tido com a realização deste miniatura.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário