..

2018/07/21

Cinzeiro antigo Firestone Cavallino Sport 200


A localização de fábricas em determinados países ou zonas está sempre ligada a factores como o conhecimento tecnológico dos trabalhadores, o acesso a matéria prima, o preço da mão de obra, a rede de transportes existente ou, em último caso, com a ligação geográfica do local do proprietário.

Em Portugal foram sendo criadas fábricas de marcas estrangeiras de veículos ou de componentes / peças. E na área dos pneus ainda hoje temos a Continental.

A localidade de Alcochete foi onde a Firestone implantou uma fábrica em 1959, dedicando-se a fabricar pneus e câmaras de ar, tendo cerca de 400 trabalhadores. Em 1961 a marca passou também a fabricar, noutro edifício, jantes para automóveis.

Nos anos 80 a fábrica foi vendida à Bridgestone e em finais dos anos 90 foi apresentado o projecto para a construção no mesmo local, do centro comercial Freeport.

Este cinzeiro antigo da Firestone está relacionado com esta fábrica.
Para o seu fabrico foi criado um pneu pequeno, no centro do qual foi colocado um recipiente em vidro, com o fundo serigrafado.

No pneu aparece a marca Firestone, bem como o seu emblema e as referências ao modelo Sport 200 Radial e à fabricação portuguesa. No vidro também aparece a designação Cavallino.

1 comentário

ora disse...

Tenho um cinzeiro igual e que ainda hoje está a uso.
Ana Cristina

Enviar um comentário