..

2024/03/11

Blindado Bravia Comando MK III (3/3)


Com a chapa da grelha do blindado Bravia Comando MK III terminamos a apresentação deste veículo militar que esteve em exposição na 29.ª Automobilia de Aveiro (em 2023).

A chapa com o emblema e marca do blindado refere "Reg. Patente N.º 52787", situação que não se observa nos camiões fabricados por esta empresa. Mas na chapa do blindado Chaimite já constava "Regtº. Patente N.º 47627". Pelo que  seria giro descobrir estes registos de patente e o que eles referem.

Foram fabricados 2 protótipos do Comando MK III e estavam equipados com motor Chrysler, mas este exemplar quando foi restaurado recebeu um motor Perkins de 4700 cc.

Deste modo a viatura pode deslocar-se pelos seus meios.
Esperemos que se consiga restaurar o motor original e que ele volte ao sítio, mantendo-se assim o rigor histórico. 

De acordo com a informação existente no local, o Bravia Comando MK III levava uma guarnição de 3 + 5 homens e estava equipado com 2 metralhadoras 7,62 e com lança granadas.

Sendo feito com chapa que resistia a disparos de armas, o peso total era de 4.850 Kg, que eram suportados por pneus Mabor General, fabricados em Portugal.

E terminamos com um pormenor da proteção de uma das janelas da frente, que podia ser protegida com uma peça rebatível, que tinha um pequeno vidro.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário