..

2013/12/26

Se não vales X, vai pró OLX!


Quem acompanhou o crescimento do site OLX sabe que qualidade, seriedade, competência e rigor são palavras que nem sempre estiveram / estão subjacentes ao site em questão.
Nada como gastar uns milhares de euros em publicidade, na televisão, em sites e/ou em painéis para tentar escamotear a coisa. Fazer uns vídeos que fiquem no olho e uns slogans que fiquem na cabeça, parece ser a solução... Mas não!
A qualidade de uma empresa vê-se pela preocupação em resolver problemas que surgem e pela preocupação dada às pessoas que contactam com essa empresa.
É claro que na demanda capitalista, o cliente é só um meio para chegar a um fim - o dinheiro. Por isso esse "meio" é tratado como algo sem importância e que deve ser relegado para uma situação onde nada faça, a não ser entregar o seu dinheiro às grandes empresas que nada deixam de pé depois da sua passagem.
É claro que enquanto clientes, aparentemente nada podemos fazer, mas podemos sempre atirar umas pedras para a engrenagem...
Toda esta conversa vem no seguimento de vários anúncios onde são usadas fotos do blogue Rodas de Viriato (nota: alguns exemplos que podem estar off-line: http://baixadabanheira.olx.pt/moto-antiga-1956-iid-438119913; http://pontedelima.olx.pt/sachs-efs-formula-1-iid-439446139; http://arrudadosvinhos-arrudadosvinhos.olx.pt/casal-iid-442560425 ...) sem que sejam relativos a anúncios do Rodas de Viriato.

A situação é complicada, pois alguém está a vender um produto que não corresponde à foto que apresenta, estando deste modo a enganar o comprador e, pior ainda, está a denegrir a imagem do blogue Rodas de Viriato, onde qualidadeseriedadecompetência e rigor são palavras que sempre estiveram / estão subjacentes ao blogue.
O mais ridículo de tudo isto é que, se tentar colocar um anúncio com a palavra Rodas de Viriato, usando a conta Rodas de Viriato, com o e-mail Rodas de Viriato, não consigo! Dizem-me que não estou a respeitar as regras do site! Mas pelos vistos há quem o consiga!
Tenho reportado as situações que descubro e, volta e não volta, envio um e-mail onde explico a situação e apresento provas do que digo. Volta e não volta lá recebo um e-mail automático a dizer que querem melhorar o serviço e outras coisas desse tipo, mas a realidade continua como está. É natural que gastando tanto dinheiro em publicidade, não sobre muito para funcionários...
Deste modo fico triplamente prejudicado:
- usam o meu nome sem autorização (nas fotos com o crédito "Rodas de Viriato");
- perco tempo a reportar as situações e a enviar e-mails que nada mudam;
- não consigo colocar fotos com a referência Rodas de Viriato nos meus anúncios!

Por esse motivo deposito algum entusiasmo no site Custojusto, onde tenho vários produtos à troca/venda e aparentemente há pessoas que respondem às mensagens que lhes são enviadas e este tipo de situações não acontecem.

5 Comentários

Orgulho em Portugal disse...

Também tenho espalhado pela net uma boa mão de fotos do meu blog, no olx nem há uma opção de reportar o sucedido...

J.B. disse...

Viva! Temos de mostrar que o serviço não é bom e fazer com que estas práticas acabem. Só assim eles mudam, ou então mudamos nós!

Rui Reis disse...

Lamentável.. Mas julgo que o Custo Justo é sa mesma empresa que o OLX... Não tenho a certeza absoluta...

J.B. disse...

Bom dia Rui.
O OLX é do grupo do Coisas e do Standvirtual.
O Custojusto é de uma empresa estrangeira.
Cumprimentos.
JB

Marco disse...

Boas,

Infelizmente esse tipo de coisas sempre acontecerá pois existem pessoas sem o mínimo civismo e sem noção de respeito por terceiros. . Já vi em um ou outro forum (que não de assuntos tratados no RDV) utilizadores a queixarem-se que pessoa x ou y tinha item z ou w à venda sem saber pois alguém com menos inteligência tinha postado um anúncio com fotos suas.

Nesses casos é reportar e deixar andar. Como comprador uma pessoa também tem de andar atenta pois como se diz, por vezes, anda meio mundo a enganar a outra metade.

A experiência pessoal que tenho no OLX é que os piores negócios que fiz acabaram por ser por culpa minha ou impulso ;)
Fora isso compro e vendo QB, sem problemas.

O OLX já me negou anúncios alegando preços errados, e num ataque de fúria perguntei (via mail) que raio de preço é que eles achavam que afinal aquilo devia ter ;) e se me queriam comprar pelo preço que eles queriam meter, responderam a pedir n desculpas.
Acho que mais tarde ou mais cedo o OLX deve começar a implementar um sistema de feedbacks (tal como já tem o coisas) e cobrar comissões pelas vendas ... mas isto sou eu a atirar ideias ...

O custo justo acho muito fechado.

Cumprimentos.

Enviar um comentário