..

2013/12/20

Encontro de Bicicletas Antigas "Reis da Estrada"


Quem gosta de mesmo de bicicletas antigas, vai fazer a passagem de ano em cima de uma bicicleta, enquanto pedala sem as mãos no guiador e come as 12 passas de uva.
Quem não é tão equilibrista e fanático, digamos que também pode começar o ano a pedalar, mas no Encontro de Bicicletas Antigas "Reis da Estrada", que terá lugar no dia 5 de Janeiro de 2014, pelas 11 horas, na Rotunda da Boavista até ao Jardim do Passeio Alegre
Aqui fica a informação que retirámos da Internet:

No dia 14 de Julho de 1880 foi disputada a primeira corrida de bicicletas em Portugal, precisamente na Foz do Douro entre Matosinhos e o Castelo da Foz. A organização deste evento ficou à responsabilidade do recém fundado Clube Velocipedista Portuense que nasceu do entusiasmo que as bicicletas provocaram nesta cidade.

Vemos portanto que a marginal da cidade invicta junto à Foz é desde há mais de uma centena de anos, palco para eventos de recreio e desporto ligados à história da bicicleta.
Com esta ideia em mente, a Invictus Cycle United e O Veterano Cyclista uniram-se para proporcionar aos velocipedistas portuenses, e não só, um evento inspirado nos passeios do passado com jogos e bicicletas do passado neste exacto local histórico — o Jardim do Passeio Alegre.
O ponto de partida é pelas 11 horas da Rotunda da Boavista, descendo depois pelas avenidas históricas da Boavista e Marechal Gomes da Costa até à marginal da Foz para um picnic e convívio do século passado com jogos tradicionais da malha e fisgadas ao alvo. Vai haver também a presença dum fotógrafo da Invictus Real e C.ª a registar retratos para Cabinet Cards dos velocipedistas trajados e acompanhados das suas machinas.

Posto isto, vamos então celebrar a véspera de Reis a pedal e com um sentimento de nostalgia pelos nossos veteranos cyclistas dos tempos de outrora.


Prémios: A Pasteleira | Velo Culture

Mais informações:
- A pasteleira Porto
- Veloculture Porto Lisboa
- Invictus Cycle United
- O Veterano Cyclista

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário