..

2013/10/12

Ciclomotor Famel Alpino CF48 Utilitário (2/2)


E aqui fica a segunda parte das fotos do ciclomotor Famel Alpino CF48 Utilitário que nos foram enviadas por Pedro Casanova (obrigado!).

Para além do outro pneu "Bufalo" que já tínhamos mostrado, da CNP, este ciclomotor vinha equipado com um pneu Lutador. Pormenor que muitas vezes é ignorado quando chega a hora de se colocarem pneus novos, mas antigos, como os que temos disponíveis.

Neste ciclomotor o sistema de travagem nas rodas é com travões de cintas, sendo que é mais frequente verem-se travões de ferradura, como os usados nas bicicletas.

No cepo das manetes dos travões estão gravadas as letras Famel, tendo sido esta a primeira pista que permitiu a identificação do exemplar.

Mais tarde foi confirmado que o quadro tinha a gravação "Famel" que a marca fazia. Deste modo desapareceram as dúvidas que existiam.

No quadro ainda se podem ver os filetes originais da pintura, feitos na Famel.

Por uma fotografia de um anúncio da época, foi possível confirmar que este ciclomotor Famel Alpino CF48 Utilitário está muito original, tirando o guiador e farolim traseiro.Mas já há material original para substituição, que entretanto veio a acompanhar o ciclomotor na altura da sua aquisição.

1 comentário

Anónimo disse...

Bom dia. Precisava de uma corrente dentro do motor, pinhão da frente e ate pinhão da caixa. Agradecia a alguem que me dê informação como devo arranjar.

Enviar um comentário