..

2013/10/06

Automóvel Lince e o seu autor João Oliveira (1/3)


João Oliveira. João Oliveira. João Oliveira. João José Carvalho Oliveira!
Não consigo deixar de iniciar este artigo sem referir o nome do homem responsável pela criação deste automóvel - o Lince...
João Oliveira marcou a história recente do mundo dos automóveis de fabrico nacional de forma ímpar... Não só pela criação e produção do vários modelos de automóveis (o Lince e o ZF 98 - entre outros!), mas também pela quantidade de veículos que desenvolveu para competição na Shell Eco-marathon, juntamente com jovens de várias instituições escolares/educativas.

Sinto que não devo ter papas na língua ao falar de João Oliveira, pois é daquelas pessoas a quem devemos tirar o chapéu quando estamos na sua presença. Quase que até posso dizer que sozinho conseguiu mais do que todos os construtores de veículos portugueses nos anos 50 juntos!
Nascido longe dos grandes centros, determinação foi uma palavra que sempre esteve presente na sua vida.
Não foi o facto de nascer no Soito (perto de Sabugal / Guarda) que o impediu de querer chegar mais longe e de fazer mais, ainda que as dificuldades fossem muitas - na altura as coisas ainda não estavam à distância de um click na Internet!
Nasceu em 1958, no seio de uma família de empresários que entretanto sofreu as consequências das transformações económicas ocorridas nas últimas décadas em Portugal, que levaram as empresas da família à falência e, consequentemente, levaram João Oliveira a procurar outros caminhos.

Quando a vontade de fazer coisas é muito grande, a escola tem dificuldade em segurar os mais inquietos. Foi o que aconteceu com João Oliveira que concluiu o 2.º ano complementar do curso de formação de Eletrotecnia, abandonando os estudos em busca do que a vida lhe podia dar, ou do que ele podia dar à vida.

Fruto do seu trabalho, com o que estava ao seu alcance, conseguiu um fundo de maneio que o levou à construção e concepção de automóveis e, posteriormente, à formação e apoio de alunos em escolas da zona, com o objectivo de juntos desenvolverem e concretizarem projectos para participação nas já referidas provas de competição Shell Eco-marathon. Muitos foram os títulos conquistados e consequentemente, muita foi a projecção mediática, mas nem sempre foram reconhecidos prémios conquistados. É que quando se brilha muito, a luz ofusca!

Apesar de toda a determinação e da personalidade única, não foi possível vencer o sistema... Como devem saber, não vivemos num país onde o valor se meça pelo trabalho, mas sim por valores medíocres como a herança genética ou os contactos numa teia onde é difícil entrar e sair - mesmo que se seja muito bom ou muito mau!
Resultado de toda esta situação, ou não... aos 48 anos João Oliveira sofreu um AVC que o obrigou a repensar a sua vida.

Homem à frente do seu tempo, superou a situação e voltou a meter mãos ao trabalho, desta vez criando de modo biológico vacas de raça charolesa. A necessidade de dar asas à sua criatividade e como forma de exorcizar as dificuldades que enfrentou, levaram-no à arte, onde mais uma vez a sua visão ignora o que está estabelecido, colocando pedras na engrenagem que se tenta movimentar...

E assim chegamos ao final este artigo sem ter falado no automóvel de marca Lince, que começou a ser produzido em 1998 e tinha como base um chassis Volkswagen 1300, mas isso fica para os próximos artigos!

Para mal de todos os pecados daqueles cujo mérito é resultado de herança genética e de contactos pessoais, fiquem descansados que o trabalho desenvolvido por João Oliveira em escolas e universidades - onde foram lançadas sementes, mais dia menos dia irá eclodir... E a Internet, ferramenta que entretanto chegou e que permite dar voz aos que não a têm, fará ecoar todo o legado até que alguém o oiça. O Rodas de Viriato ajuda no ecoar.
E se há voz ou legado que irá ser ouvido, será o de João José Carvalho Oliveira!

Saber mais:
- Auto biografia de João José Carvalho Oliveira

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário