..

2011/01/23

Vídeo do UMM papamóvel usado na Ilha da Madeira (1991)


Dá gosto ver vídeos como este...

Para além de ser um importante documento histórico, mostra o jipe UMM Alter longo transformado em papamóvel em utilização aquando da visita de Sua Santidade João Paulo II à ilha da Madeira realizada a 12 de Maio de 1991.
São aproximadamente 4 minutos e meio de imagens onde o UMM papamóvel com matrícula UX-19-91 quase assume o papel de protagonista principal, avançando por entre multidões de pessoas, por entre papéis que voam pelo céu, sempre rodeado de forças de segurança. Melhor cenografia seria difícil de conseguir.
Para além da carroçaria especial construída neste UMM - blindada e com vidros de 4 cm à prova de bala, transportava 11 pessoas (se não me enganei nas contas...), isto para além dos equipamentos extra que foram montados no UMM papamóvel (sistema de ventilação, depósito de combustível blindado...).
Na Internet circulam informações de que este UMM tão especial custou 50 mil euros (mas no fórum Skyscrapercity dizem que a transformação custou 17500 euros...).

Um vídeo publicado pelo utilizador AntiLeixo, do youtube.com. Segundo informação constante no vídeo, o mesmo é da autoria de Gil Santos da Foto Vídeo madeira (a quem deixamos o nosso agradecimento pela realização do vídeo).

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário