..

2008/10/02

UMM Cournil "Dakar" BM-00-92 - Feira de col. e do veículo antigo


Mais um veículo que esteve na Feira de coleccionismo e do veículo antigo, também ele pertença de José Megre.

Este UMM Cournil tem muitas histórias para contar. Parte dessa história está numa entrevista que José Megre deu à revista Todo Terreno - Aventura e fora de estrada n.º 132 e outra parte está no Fórum da UMM (são estas as fontes que usámos para escrever este texto).

Este foi um dos carros que participou no Raly Paris Dakar, em 1982, naquela que foi a primeira participação de uma equipa portuguesa em tal prova. Com um motor de 80 cavalos foi possível chegar ao fim da prova e demonstrar da fiabilidade dos jipes UMM... A União Metalo-Mecânica decidiu então oferecer o UMM a José Megre pela participação bem sucedida do raly referido.

Para resistir ao deserto africano, este jipe sofreu algumas alterações, nomeadamente o radiador (que é de camião) e o filtro do ar que está colocado na parte de fora. Em 1984 o UMM volta a ser da UMM que o usa como carro de assistência, tripulado por Eduardo Pichel. José Megre conservou em sua posse alguns elementos do carro original - o depósito de combustível, as portas (que são as originais), a capota e mais algumas coisas.

Entretanto perdeu-se o rasto ao jipe que foi redescoberto perto de Palmela e alterado para Alter.
Mesmo estando alterado e sem a mioria dos componentes (consta que era só a carroçaria e os eixos), o dono pedia 7500 euros por ele - uma vez que sabia que carro era aquele. Depois de adquirido, coube a Carlos "Tucha" Barbosa reconstruir o jipe.

Para terminar resta dizer que este modelo serviu de base à criação de uma miniatura comercializada pela Quitécnica - Modelos Miniatura de Colecção.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário