..

2008/10/28

UMM Cournil com canhão (militar)


Com esta colaboração de Ricardo Gomes Rua (um grande muito obrigado!) acabamos em grande a semana de comemoração do 2.º aniversário deste blogue.
Para quem não sabe Ricardo Gomes Rua e moderador do fórum amigos das pasteleiras - Fórum dedicado aos clássicos de duas rodas sem motor, onde se podem encontrar informações sobre bicicletas clássicas nacionais e estrangeiras (especialmente inglesas, mas também há outras!). O fórum amigos das pasteleiras é o local indicado para quem quer saber mais sobre a história das bicicleta antigas, mas também para quem restaura bicicletas ou procura acessórios ou informações específicas sobre as mesmas. Visitem!

O UMM Cournil militar de porta pequena que apresentamos é uma versão com canhão sem recuo, que tem várias transformações e adaptações quando comparado com um UMM Cournil normal.
Na primeira imagem podemos ver que o pára-brisas foi dividido ao meio (mais coisa menos ela...), de modo a permitir transportar o canhão. Esta adaptação fez com que a colocação das escovas dos vidros fosse diferente.

Ao nível da dianteira há ainda outras particularidades, como é o caso do pneu suplente que está colocado à frente do radiador. Esta situação não é comum, pois existem versões muito semelhantes a esta com o pneu suplente colocado lateralmente, por fora do jipe. Esta solução poderá fazer com que o motor aqueça demasiado. Note-se que o pneu é da Camac.

Na imagem anterior pode-se ver o canhão, bem como os bancos laterais do UMM para transporte de 4 soldados (2 de cada lado).

A climatização do veículo parece não existir, coisa que se compreende pois o corte do pára-brisas deverá deixar entrar muito ar - com o veículo parado ou em movimento. A juntar a este facto, há ainda a referir que capota de lona (a existir) também deverá ser de utilização limitada, pelos motivos que facilmente se imaginam.

Por fim podemos ver o corte da chapa lateral, na parte final do veículo, certamente relacionada com a manipulação e uso do canhão. Este exemplar ainda se encontra no activo e espero que quando deixar de estar passe directamente para o acervo de um museu - e claro, em exposição!

Saber mais:
Várias imagens sobre UMM com canhão - forum.modelismo-na.net

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário