..

2008/10/23

Brinquedo Fabruima "Sinca" (?) de 1960 (parte 1/2)


Depois de aqui ter mostrado a lambreta Fabruima, hoje é a vez de mostrar um outro brinquedo antigo a pedais construído pela mesma empresa de Caldas de São Jorge.

Se na lambreta havia muitos pormenores que mostravam que a empresa que construía estes brinquedos não brincava em serviço, com este exemplar não há qualquer margem para dúvida.
A Fabruima em 1960 (provável data de fabrico, escrita na matrícula) equipava este modelo com buzina e com luzes, para além de a direcção funcionar como num carro a sério. Pelo que podemos dizer que estes brinquedos seriam o "topo de gama" na altura.
Note-se que os botões das luzes e da buzina estão no tablier, ao lado do eixo da direcção.

Na imagem anterior temos o pormenor da grelha, bem como do pára-choques e os faróis. Nestes ainda é possível observar uma das lâmpadas.
Por cima da grelha está escrita uma marca, provavelmente Sinca. Infelizmente o uso e os anos já retiraram alguma da pintura e não da para perceber se seria Sinca ou Simca (ou alguém lê outra coisa na marca?...).
No tablier existe um elemento metálico que divide o capot ao meio.

Para terminar, uma das rodas com o nome da empresa Fabruima. O letring escolhido era "jovem" e tinha na letra "F" reminiscências da escrita manual, como era uso na época.

4 Comentários

Anónimo disse...

Fantástico Brinquedo!!

Penso que será um Simca Aronde...

Cumprimentos,

Diogo Lisboa

Anónimo disse...

ola sou o luis e gostava de falar consigo porque tenho um simca igual tenho pecas para conpletar esse carro

Anónimo disse...

ola sou o luis e gostava de falar consigo porque tenho um simca igual tenho pecas para conpletar esse carro

Viriato disse...

Caro Luís:
Obrigado pelo comentário. Para me contactar, use o e-mail que aparece na parte lateral superior direita. Aguardo contacto. Cumprimentos.
JB

Enviar um comentário