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2008/09/26

UMM 4x4 Cournil curto - Feira de col. e do veículo antigo


Continuando a apresentação dos veículos com "rodas nacionais" que estiveram na Feira de coleccionismo e do veículo antigo, apresentamos hoje o raro UMM 4x4 Cournil Curto (modelo Randonneur 4X4 Diesel).

Este modelo estava identificado como sendo de 1981 e numa folha com as características deste veículo era referido que era um dos primeiros UMM Cournil feito pela UMM, dos quais só 5 tinham sido terminados. Na revista Turbo n.º 3, de Dezembro de 1981 aparece um "irmão" deste UMM, com a matrícula HZ-03-24. As imagens dessa revista servem de comparação entre ambos os exemplares.

Na revista Turbo referida, é dito que o UMM "na versão curta, por enquanto ainda experimental, revela uma extraordinária capacidade para vencer obstáculos muito difíceis".

Este UMM 4x4 Cournil é apelidado de "curto" porque é mais pequeno no comprimento e na distância entre eixos, quando comparado com os outros UMM Cournil "normais".

No exemplar em exposição havia alguns pormenores que provavelmente não são de origem. Seguindo novamente as imagens existentes na revista Turbo já referida, podemos dizer que os farolins dos "piscas" deveriam ser redondos, as jantes e os pneumáticos também seriam outros, bem como os espelhos retrovisores (deveriam de ter a haste fina) e os bancos do condutor e do passageiro não teriam encosto para a cabeça. Nada que não se resolva com facilidade caso se confirme o que é referido.

Brevemente publicaremos fotografias do "irmão" HZ-03-24 que esteve em exposição durante o último evento Caramulo Motorfestival.
Há ainda um outro "irmão", com a matrícula HZ-03-21, que aparece regularmente em encontros da marca (aparentemente ainda é o exemplar mais próximo do que é idealizado).

1 comentário

Unknown disse...

Este veículo foi-me oferecido pela UMM em 1982 após o primeiro Paris Dakar.Um jornalista nacional hoje com destacada posição numa multinacional do sector gripou-lhe o motor ao atravessar um rio e na sequência levou um 2500cc.Mais tarde vendi-o ao Eng Nuno Coelho sobrinho do piloto Pedro Cortez.O Eng. José Mégre viria a comprá-lo posteriormente pois tivera o 23 e não o conseguia reaver.Acabou por comprar o 22 e fez-lhe algumas modificações até porque era amarelo claro.O que se vê na Maratona de Portalegre é que foi do Eng José Mégre.
MRS

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