..

2025/01/31

Camião Leopardo 6x6 e Gazela 4x4 pela Luís Figueiredo


Fotografias como estas não são fáceis de ver...
São de dois camiões da Bravia / VM, mais concretamente um Leopardo 6x6 e um Gazela 4x4 que tinham acabado de ser preparados pela Luís Figueiredo, SA; em Cacia - Aveiro.

São fotografias históricas e que testemunham um momento alto do fabrico de viaturas pesadas em Portugal, situação reforçada com o facto de já aqui termos divulgado o desenho técnico do camião Leopardo Pronto Socorro T. T. e várias fotos dele
Quem sabe se um dia duas destas viaturas voltam a estar juntas num espaço museológico.
Agradecemos à Luís Figueiredo, SA, pela cedência deste grupo de fotos.

Continue lendo...

2025/01/29

Motorizada Dover - 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024


Mesmo estando um pouco escondida, não era possível deixar de reparar nesta motorizada Dover que esteve à venda na 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024.

A pintura já não era a original e tinha algumas peças em falta, bem como alguma oxidação no metal...

Mas com potencial suficiente para fazer uma pessoa pensar duas vezes se não seria uma oportunidade a agarrar.

Na coluna da direção ainda tinha a chapa dos ciclomotores Dover, se bem que coberta de tinta.

E terminamos com o pormenor do cubo da roda da frente, com forma nitidamente assimétrica, para poder acomodar o sistema de travagem.

Continue lendo...

2025/01/27

Bicicleta Apilia Cycles - Chapa de testa de quadro


Há sempre mais uma marca portuguesa de bicicletas por divulgar...
Hoje temos um caso desses, trata-se da Apilia Cycles, da Casa de Bicicletas Apilia, que se situava na rua Febo Moniz, nos Anjos, em Lisboa.

Fica a dúvida se o anjo que vemos na chapa metálica desta marca é uma alusão à zona em que se localizava.
Agradecemos a José Neves por esta colaboração!

Continue lendo...

2025/01/25

SIS Sachs Lotus Export (Pormenores) - Moto & Restauro


É com um par de travões de disco de marca Brembo que começamos esta publicação sobre uma motorizada SIS Sachs Lotus Export que está em processo de restauro na Moto & Restauro, no Fundão.
Este era um elemento que se destacava na ápoca em que foi lançada, situação reforçada pelo facto de ter componentes pintados de vermelho. 

Como o trabalho não estava terminado, captámos alguns pormenores que nos mostram como era esta motorizada. Na imagem anterior vemos o velocímetro e o hodómetro de marca VDO.

Na traseira destacam-se os amortecedores de marca Tabor, modelo Lider - hidráulico e blindado; como se pode ver pelo autocolante colocado na parte inferior. As jantes eram especiais e neste caso estão pintadas de prateado.

Para contactem a Moto & Restauro podem usar o Instagram ou se quiserem podem usar outros contactos da Moto & Restauro - telemóvel 962448182, telefone 275 751 241 ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com .

Continue lendo...

2025/01/23

Manual de uso e manutenção motores Macal / Minarelli M.2.3, P4R, RV4, RV4A, K6, P6R, RV6, RV6A


Cópia para venda em fotocópia.
É o primeiro catálogo antigo do ano e já temos mais uma série deles na calha para publicação / divulgação. É uma tarefa que nunca acaba, mas necessária para continuarmos a preservar as nossas motorizadas.

É o manual de uso e manutenção dos motores Macal / Minarelli M.2.3, P4R, RV4, RV4A, K6, P6R, RV6, RV6A, tendo o índice que se vê na imagem anterior (clicando na foto, ela fica maior). É ainda um bom complemento para o catálogo geral (de peças) Macal Minarelli - motores P4R / P5R / P6R / V1H k.s. / V1H pedal.

Sendo um manual de uso e manutenção, tem informações sobre as características técnicas dos diferentes motores... Como fazer a sua manutenção geral, como detectar e eliminar possíveis avarias. Pelo meio há alguns desenhos e esquemas que ajudam a perceber como se deve proceder.

Refere ainda instruções para montagem e desmontagem do motor, como se vê na imagem anterior.

Chega ao ponto de até indicar a referência dos veios primário e secundário, tendo em conta o número de série dos motores que foram sendo fabricados.

Perto do final desta publicação tem informações sobre o volante Ducati e sobre o volante CEV...

Bem como a tensão da corrente nos modelos Macal M86, Macal Trail I, Macal Trail II e Macal Junior.

Para adquirir uma cópia encadernada deste catálogo Macal, deverão enviar-nos um e-mail para o endereço existente na lateral direita do blogue ou clicando >> AQUI !

Continue lendo...

2025/01/21

Cracha da FoMoCo - Genuine Parts - Ford - 1964


A Ford está ligada à história dos automóveis fabricados em Portugal seja por por ter sido a marca escolhida por Eduardo Ferreirinha para servir de base para os automóveis Edfor, seja por ter tido uma fábrica em Portugal - a Ford Lusitana.

Este crachá da FoMoCo (FOrd MOtor COmpany) é da reunião de 1964, que se terá realizado em Portugal nesse ano.

É feito em metal e prende com um alfinete de dama na parte de trás.
Fica por saber que reunião terá sido esta e que contributos diretos terá tido para a nossa indústria automóvel...

Continue lendo...

2025/01/19

Cartão de visita M.P.C. - Trading Lda.


Há uns anos divulgámos uma publicidade antiga da M.P.C. - Trading, Lda. que aparecia nocatálogo da Bicimota 94, hoje complementamos mais um pouco da história desta fábrica de bicicletas em Barrô - Águeda, mostrando um cartão de visita do director técnico desta fábrica, o senhor Francisco Bernal.
Este cartão é impresso numa só cor e o indicativo do número de telefone ainda começava com o número zero...

Continue lendo...

2025/01/17

Salão Motorclássico / 2025


É já nos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro de 2025 que se realiza o Salão MotorClássico 2025, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.
Do programa faz parte a comemoração dos 50 anos dos jipes Portaro, estando prevista a exposição do primeiro protótipo construído em Portugal por iniciativa de Hipólito Pires (que também marcará presença no evento). 
Mas há mais momentos interessantes para quem gosta de veículos de fabrico nacional, como o lançamento do livro “IPA – Os Automóveis de Porto de Mós”, por José Barros Rodrigues.
Do programa do evento também fazem parte a comemoração dos 70 anos do lançamento do FIAT 600 e do Citroën DS, assim como a comemoração dos 80 anos sobre o final da Segunda Guerra Mundial.
Para mais informações:

Continue lendo...

2025/01/15

Assentos e suporte 191 e 193 - Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas


Acessórios e complementos são uma forma de as empresas faturarem mais um pouco, servindo melhor o cliente.
No Catálogo Sóbrinca - Capa com estrelas aparecem dois assentos que são um suplemento para os carros de bebé com a referência 103, 104 e 105.

Por outro lado, quem já tivesse o assento podia poupar alguns recursos comprando só o suporte em metal, que podia ser cromado ou pintado e com rodas estampadas. Estes suportes da Sóbrinca tinham a referência 191 e 193 no catálogo referido.

Continue lendo...

2025/01/13

Motorizada Casal Boss personalizada pela AGMotoRestauro


No seguimento de termos apresentado uma motorizada Casal K182-S, apresentamos outro trabalho da AGMotoRestauro, desta vez uma Casal Boss que foi adquirida para ser oferecida ao filho do dono da Casal K 182-S.

A motorizada foi comprada em mau estado (como poderemos ver numa das imagens seguintes). 
A ideia inicial era a de se fazer um restauro total, mantendo o aspeto original, mas com alguns melhoramentos a pensar no espírito de um jovem.

Para responder às expectativas do cliente, foi aplicado um motor Casal M112, de 6 velocidades, onde foi aplicado cilindro e colaça de um Casal 5 e um carburador Bing 21.
Tendo em conta as alterações a fazer, todo o quadro sofreu alterações e reforços para poder suportar o motor.

Esta situação implicou muitas modificações para tudo bater certo. Até a curva de escape teve de ser feita à medida.

A motorizada Casal Boss foi toda recuperada com material novo, mantendo a potência com os 49 cc, mas está previsto que brevemente se façam mais algumas alterações.
Entretanto teremos de aguardar por novos desenvolvimentos!

Continue lendo...

2025/01/11

Bicicleta Bélita - Chapa de testa de quadro


Já aqui divulgámos bicicletas e motorizadas da marca Belita
Hoje divulgamos uma chapa de quadro da marca Bélita (com acento na letra "e") e com a referência a Alfarelos. É circular e com o metal pintado. Como costuma acontecer nas bicicletas antigos portuguesas, por baixo da marca diz "de luxo".

O emblema tem como elemento central uma coroa, com uma roda por trás e com umas asas por cima, de cada lado.
Agradecemos a José Neves por mais esta colaboração!

Continue lendo...

2025/01/09

Bicicleta UCAL modelo Dobrável POP - Catálogo UCAL modelos POP


O espaço pode ser um bem precioso e se há objectos que podem ocupar espaço, uma bicicleta é um deles.
Por esse motivo surgiram a bicicletas dobráveis, que podiam ser dobradas, tanto para serem guardadas, como para serem transportadas.
Na imagem vemos uma UCAL modelo dobrável POP, com rodas de 16 x 1 3/8. No quadro, junto da zona da dobradiça, vemos um autocolante que diz POP TOP. O exemplar que foi fotografado tinha os guarda-lamas e o guarda-corrente em metal cromado.
Esta é mais uma das bicicletas que consta no catálogo de bicicletas UCAL modelos POP.

Continue lendo...

2025/01/07

Bicicleta Vilar militar - 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024


Já aqui divulgámos bicicletas Vilar militares e hoje mostramos mais outra, que pode ser vista na 30.ª Automobilia de Aveiro / 2024, no espaço de exposição da Relíquias da Bairrada.

Na testa do quadro ainda era possível ver parte do emblema metálico da Vilar, com a parte inferior em falta, pois era a zona de aperto da espingarda que era usada pelo militar da GNR - a quem teria sido atribuída esta bicicleta.

Neste caso a arma era meramente decorativa. Tinha ainda uma bandeira de Portugal numa haste presa na forqueta.

Na parte de trás era possível ver a matrícula que esta bicicleta teve: "GNR B-1 - 185", o que permite descobrir mais sobre ela e sobre onde foi usada.

Junto do cubo da roda traseira era possível ver no quadro a gravação feita no metal, com o emblema da Vilar. Tinha ainda o número 26 que se refere ao tamanho da roda.

E terminamos com o pormenor da zona da roda pedaleira e do ponto de lubrificação do eixo dos pedais.

Continue lendo...

2025/01/05

Catálogo EFS 1978 - Capas e EFS M125


Continuando com a divulgação de imagens originais e de época das motorizadas e das motos fabricadas em Portugal, avançamos com a divulgação de outro catálogo de ciclomotores EFS.

Como este catálogo não tem a data da sua impressão / publicação, achamos que será do ano de 1978, pois logo no início tem os dados cronológicos / história da EFS, que começa em 1911 e vai até 1978, onde é referido que foi produzida e lançada a moto EFS com 125 cc.

Esta situação é reforçada pela paginação, que coloca a moto EFS M 125, equipada com motor Puch de 125 cc, em primeiro lugar na sequência de apresentação da gama de veículos com duas rodas com motor fabricados pela EFS e disponíveis para venda.

Como já qui apresentámos em Abril de 2011 esta página do catálogo da moto EFS 125M, não iremos repetir a informação sobre as características técnicas desta moto (basta consultar a outra publicação).

Mas como a qualidade do original é melhor neste caso e faz parte do catálogo que vamos apresentar detalhadamente e de forma faseada, aqui fica esta parte.

No verso deste catálogo temos referência às duas fábricas da EFS, uma na Borralha, outra em Avelãs do Caminho.

Continue lendo...

2025/01/03

Calendário Motoesa EFS GTY de 1988


E depois da apresentação do calendário da Motoesa EFS Mini Puch, de 1988, hoje divulgamos o  calendário de bolso antigo com a Motoesa EFS GTY.

O exemplar destas motorizadas que foi fotografado está equipado com um motor Sachs e tem as jantes das rodas e o escape pintados de dourado.
Na parte da frente vemos a referência a "Novo", dando-nos uma pista sobre o ano de fabrico da motorizada Motoesa EFS GTY.

Continue lendo...