..

2019/05/05

Publicidade de 1899 às bicicletas Gladiator de Silvestre Dias Teixeira


Quando se pretende escrever a história das bicicletas em Portugal temos de ir até ao Século XIX e conhecer as empresas que desenvolveram este negócio.
Nas imagens podemos ver uma publicidade antiga, publicada no jornal "O Campeão", número 3-16, de 19 de Novembro de 1899. Este jornal era um "semanário de literatura, crítica e sport", pelo que na última página tinha anúncios para quem gostava destas temáticas. Um deles é de Silvestre Dias Teixeira, que era agente das bicicletas "Gladiator - As unicas que offerecem garantia aos ciclistas pela solidez de construcção, leveza de andamento, elegancia de quadros e, finalmente, pelo seu modico preço."

Para além das bicicletas Gladiator, também vendia triciclos Aster-Gladiator, com o motor a petróleo, "os que melhor resultado teem dado nas estradas portuguesas".
A casa de Silvestre Dias Teixeira era na Rua do Sá da Bandeira, número 153 a 157; tendo também uma filial na Rua de Cedofeita, n.º 8, na cidade do Porto. Aqui era possível comprar e alugar bicicletas, bem como fazer-lhes reparações.

Terminamos com a capa do jornal onde foi publicado o anúncio.

2 Comentários

Anónimo disse...

Vejam-se diversos números de O Campeão disponíveis na Hemeroteca de Lisboa em:

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/OCampeao/OCampeao.htm

J.B. disse...

Boa noite.
Obrigado pelo comentário. É sempre útil ter este tipo de material disponível on-line.
Cumprimentos
JB

Enviar um comentário