2018/03/11

Livro Land Rover em Portugal - Editora Contra a Corrente


No dia em que se assinalam 70 anos em que saiu da linha de montagem o primeiro jipe Land Rover de pré-produção, o chassis R01, aproveitamos para apresentar aos leitores do Rodas de Viriato o livro Land Rover em Portugal - A História de um ícone, da Editora Contra a Corrente.
Poderá parecer que estamos a fugir à temática deste blogue, mas do Series I, até ao Defender, há mais de nacional do que o que se poderá pensar. Quem não se recorda, por exemplo, dos jipes Land Rover União montados em Angola?

Mas vamos por partes...
Este livro foi editado em 2017 e tem mais de 140 páginas dedicadas aos veículos todo-o-terreno produzidos pela Land Rover.
Depois da análise / leitura que fizemos, podemos dizer que está dividido em cinco partes (atenção que esta divisão não coincide com o índice do livro e é da nossa autoria):
- Numa 1.ª parte fala-se da história do jipe, desde a sua concepção / criação, passando pelo processo de fabrico de várias versões, até ao momento em que foi produzido o último Land Rover Defender.
A história remonta a 1947, num contexto de pós II Guerra Mundial, em que o clima e os terrenos difíceis levaram a que se pensasse numa viatura assim. É abordado o porquê da utilização do alumínio neste veículo, bem como a utilização que teve em diferentes forças militares inglesas, e as características das diferentes séries fabricadas.

- Numa 2.ª parte aborda-se a história da Land Rover em Portugal / mundo português, pois há uma parte dedicada às então denominadas "províncias ultramarinas portuguesas"; bem como a utilização do Land Rover por entidades militares portuguesas. Fala-se ainda dos Shorland MK III que foram escolhidos pela GNR em detrimento dos nacionais Bravia Comando MK III.
Curiosamente, esta parte começa por falar dos Land Rover em Moçambique, uma vez que foi este território nacional que recebeu os primeiros Land Rover importados. Há ainda referência à Garagem Victória, que era distribuidora da marca e aos factores que mais tarde a levaram a fabricar o jipe Portaro. Ficamos também a conhecer o porquê do surgimento da SEMAL - Sociedade Electromecânica de Automóveis, bem como a saber que os Land Rover recebidos em "CKD" (Completely Knocked Down) eram montados na UTIC, em Cabo Ruivo (Lisboa) e mais tarde na IMA (Setúbal).
Como se isto não chegasse, é ainda referida a odisseia da localização de muitos dos primeiros Land Rover vendidos em Portugal; das rivalidades com os jipes UMM e Portaro - de fabrico nacional e das empresas / entidades que adquiriram jipes Land Rover. Há ainda espaço para divulgar a origem de um protótipo do Land Rover feito em Portugal, com base num Series III 109'', que seria para o Exército Português, com capacidade de carga de 1 tonelada. Este protótipo está actualmente numa das maiores colecções privadas de jipes Land Rover, em Inglaterra.
Termina com a utilização dos jipes Land Rover, seja em contexto revolucionário do 25 de Abril, seja no dia-a-dia pela GNR e por outras forças militares.

- Numa 3.ª parte apresentam-se modelos / exemplares existentes em Portugal, restaurados ou mantidos em estado original, tanto em corporações de bombeiros, como na posse de particulares. É aqui que são apresentados em detalhe dois jipes Land Rover União, bem como relatada a história de cada um deles até terem chegado aos nossos dias.
- Numa 4.ª parte aborda-se a utilização deste jipe em situações de lazer e de competição, como por exemplo em participações de equipas portuguesas no Camel Trophy - prova que ajudou esta marca a ficar mais conhecida e associada ao característico amarelo torrado com que os jipes eram pintados. Há ainda a apresentação dos Clubes Land Rover em Portugal e da sua história.

- Numa 5.ª parte há espaço para informações relacionadas com os Land Rover e uma ficha técnica relacionada com este livro (apoiantes, bibliografia, créditos fotográficos...).
O livro é da autoria de Alexandre Coutinho, jornalista e cofundador da Editora Contra a Corrente, estando ligado ao universo do todo-o-terreno há mais de 20 anos, tendo participado em várias provas e expedições, muitas dos quais a bordo de um Land Rover.
Em Abril de 2018 está previsto esta editora lançar outro livro, o "Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais", pelo que podem ir reservando um espaço para ele na biblioteca.

Em relação ao livro Land Rover em Portugal - A História de um ícone, está disponível para quem o quiser comprar através do e-mail: livroscontraacorrente@gmail.com

(Agradecemos a Alexandre Coutinho pela oferta deste livro)

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário