2018/03/17

XV Automobilia Ibérica da Moita - Balanço


Mais um ano consecutivo em que aqui fazemos o balanço do que vimos na XV Automobilia Ibérica da Moita - 2018, que está a decorrer neste fim-de-semana nesta localidade situada na margem sul do rio Tejo.

Este ano a chuva fez-se sentir no momento em que visitamos esta automobilia (também chamada de Feira da Moita) o que aparentemente refreou o número de visitantes e de entusiastas presentes no local.

No espaço circundante ao pavilhão de exposições era onde isto mais se fazia sentir, pois quase não havia automóveis, nem motorizadas antigas estacionadas nas imediações, ao contrário do que se fazia sentir em edições anteriores desta feira ibérica de peças, acessórios para automóveis, motociclos clássicos e de época.

Deste modo também sentimos menor afluência de visitantes / compradores dentro do espaço coberto onde decorria o evento.

Em termos de vendedores, a situação continuou como em anos anteriores, com todo o espaço disponível para venda e exposição preenchido e ocupado.

Falando um pouco sobre o que respeita à temática do blogue Rodas de Viriato, a Automobilia Ibérica da Moita continua a ser um local onde quem procura material, peças e informações sobre veículos de fabrico nacional, muito provavelmente consegue encontrar o que quer.

Mais uma vez observámos que se continua a verificar a diminutização dos artigos para venda. Queremos com isto dizer que gradualmente vão desaparecendo os veículos inteiros, especialmente os de maiores dimensões, e vêem-se à venda cada vez mais componentes, peças e acessórios.

Poderá ser reflexo da dita crise e um caminho que se tomou de forma involuntária. Ainda assim é uma questão na qual todos poderemos pensar, pois contactar com exposições de viaturas é sempre gratificante.

Paralelamente à venda dos artigos referidos, também havia bancas com outro tipo de material, como a Archivo, que continua a apresentar uma variada gama de t-sirts e produtos com motivos relacionados com as antigas marcas portuguesas.

Havia ainda quem representasse marcas de produtos para restauros e manutenção de automóveis, motos e motorizadas, como acontece neste tipo de feitas.

Outra vertente que continua muito presente é a do coleccionismo de artigos relacionados com tudo o que tenha rodas. Nesta área havia muitas miniaturas, revistas, livros, chapas, autocolantes e latas de óleo disponíveis para venda.

Não podemos deixar de terminar sem referir uma grande mais valia deste tipo de eventos, relacionada com a componente humana, pois é aqui que muitas pessoas se encontram para falar e discutir informações e pontos de vista, o que ajuda ao desenvolvimento do mercado ligado aos veículos antigos.

Quem tiver curiosidade sobre as edições anteriores da Automobilia da Moita pode ver:
- XIV Automobilia Ibérica da Moita - 2017
- XIII Automobilia Ibérica da Moita - 2016
- XII Automobilia Ibérica da Moita - 2015
- XI Automobilia Ibérica da Moita - 2014
- X Automobilia Ibérica da Moita - 2013
- IX Automobilia Ibérica da Moita - 2012
- VIII Automobilia Ibérica da Moita - 2011
- VII Automobilia Ibérica da Moita - 2010
- VI Automobilia Ibérica da Moita - 2009
- V Automobilia Ibérica da Moita - 2008
- IV Automobilia Ibérica da Moita - 2007

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário