..

2016/12/11

Porta-chaves antigo bicicletas Jasma - Cova da Piedade


Aproveitamos este porta-chaves antigo das bicicletas Jasma, da Cova da Piedade, para falar um pouco desta marca que ainda não consta neste blogue.
A Jasma, também conhecida como Stand Jasma, foi criada por José Alberto Sousa Morais de Almeida no ano de 1977, numa garagem na cidade de Almada. Inicialmente a actividade comercial limitava-se à distribuição de bicicletas e acessórios.
Em 1979 a empresa abre a primeira loja na Cova da Piedade, trabalhando com material fabricado pela indústria nacional ligada às duas rodas sem motor. A Sangal foi uma dessas empresas.
Segundo o que se pode ler no site da empresa "entre 1979 e 1989 a empresa liderou as vendas de bicicletas nacionais em Portugal. O ano de 1990 marca o início da actividade do Stand Jasma como distribuidor de produtos de qualidade importados do Japão, E.U.A. e Itália."

Depois do ano 2000 a empresa deixou de vender directamente ao público, passando a fazer distribuição de produtos. Em 2007 o Stand Jasma mudou para novas instalações, com mais espaço e onde aglomera os vários departamentos da empresa.

O porta-chaves tem no verso o emblema das bicicletas Martano - Campeão do Mundo. A Martano era uma marca de bicicletas da cidade do Porto, da empresa Gonçalves e Matias, situada na Rua de Santa Catarina.
Para mais informações sobre a Jasma, podem visitar o site oficial.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário