..

2015/03/17

Passeio de Pasteleira - Passado e Presente - Tondela


O Passeio de Pasteleira - Passado e Presente, em Senhora da Esperança, Mouraz / Vila Nova da Rainha, em Tondela, está marcado para dia 22 de Março de 2015.
Comecem a preparar as bicicletas antigas, pois motivos para pedalar, conviver e praticar um pouco de desporto, não vão faltar com a chegada da Primavera!
Aqui fica o texto de apresentação retirado do site da organização:
"No sentido de deslocalizar os vários eventos desportivos, sociais e culturais, o Passeio anual de bicicleta tipo Pasteleira Passado e Presente, na sua 4.ª edição, vai acontecer na área da União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha (Tondela - próximo da zona industrial municipal da Adiça e nó do IP3) onde estamos a estudar com a parceria da junta de freguesia e outras entidades um traçado ímpar pelos pontos culturais e históricos da freguesia.
Mouraz é rica em património antigo. Foi sede de município de 1198 a 1836. É localizada na margem direita do rio Dinha, e constituída pelas povoações de Mouraz, Carvalhal, Vila Nova da Rainha, Gândara, Couço, Adiça, Póvoa de Baixo, Saldonas e Alambique.
De entre o património arquitectónico, artístico e cultural da freguesia destacam-se a Igreja Matriz, com obras de arte de grande valor histórico, o Santuário de Nossa Senhora da Esperança, localizado no antigo "Monte Mouratio", e as capelas de S. Roque (Saldonas), S. João (Carvalhal) e Santo António (Couço). Na antiga "Villa do Carvalhal" encontram-se o edifício da Câmara Municipal de Mouraz, a Casa Real de Carvalhal de Mouraz, o pelourinho e a Calçada dos Mouros.
O local da concentração e almoço é num local calmo e de grande beleza conhecido por monte da Nossa Senhora da Esperança.
Prepare a sua pasteleira e o fato antigo para este ímpar passeio!"

Para mais informações, ver o site da organização:
Site oficial Associação Desportiva Radical de Tondela (ADRT)

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário