2015/03/11

Passeio Braga Cycle Chic


Mais um evento que divulgamos para dia 21 de Março e que envolve bicicletas. Aqui fica o texto que transcrevemos do site da entidade organizadora:
"O evento é gratuito e pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.
A 1.ª  edição do Braga Cycle Chic está agendada para 21 de Março, pelas 14h30, na Praça da República (em frente à Arcada). O evento, organizado pela Associação Braga Ciclável, pretende mostrar que é “possível pedalar na cidade usando roupa clássica”. A participação é gratuita e vão ser disponibilizadas bicicletas.
Uma tarde a passear com estilo, de bicicleta pelo centro histórico de Braga, sempre na zona pedonal, com paragens em vários pontos da cidade, é a proposta da associação para celebrar a bicicleta como meio de transporte e assinalar o início da Primavera.

Passadeira vermelha
O programa arranca pelas 14h30 com uma demonstração e explicação sobre os cuidados básicos de manutenção da bicicleta. Uma passadeira vermelha, colocada no local, servirá de inspiração para quem desejar tirar uma fotografia que será depois publicada na página do Instagram - instagram.com/bragacyclechic. Os participantes devem trazer roupa casual, com que se vestem normalmente. Haverá bicicletas eléctricas para quem quiser experimentar.
O passeio arranca às 15h30 e vai parar em vários “check-points” que correspondem a mais de 20 parceiros. Uma limonada, um doce, um pouco de música ou dois dedos de conversa prometem tornar a tarde inesquecível.

Para quem não tiver bicicleta, poderá reservar uma antecipadamente. O evento é gratuito, mas a inscrição é obrigatória. Deverá ser realizada através das páginas do Facebook do Braga Cycle Chic, da Associação Braga Ciclável, ou em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-i-braga-cycle-chic-16075971664 a partir de Domingo, 8 de Março.

O Braga Cycle Chic é para participantes dos 0 aos 100 anos. No local vão estar disponíveis “atrelados” para os pais levarem os mais novos. No acto de empréstimo da bicicleta ou atrelado é obrigatório ter presente o cartão de identificação do requerente. O movimento Cycle Chic pretende mostrar que qualquer pessoa pode pedalar com roupas normais, incentivando o uso da bicicleta para as deslocações diárias, deixando de parte o vestuário de desporto.

Sobre o Cycle Chic
O Cycle Chic refere-se a pessoas que se deslocam de bicicleta utilizando roupas elegantes que usam no dia a dia. O conceito de elegância na cultura popular inclui bicicletas, acessórios de bicicletas e roupas. O termo “Cycle Chic” foi apadrinhado em 2007 pelo designer dinamarquês Mikael Colville-Andersen que iniciou, nesse mesmo ano, o blog Copenhagen Cycle Chic.

Cycle Chic é então uma frase moderna que descreve algo que já existe desde a invenção da bicicleta nos idos 1880s: cidadãos regulares a andarem de bicicleta. Andar de bicicleta era elegante desde o início desta e ao longo das décadas até aos idos anos 40. Hoje em dia esta elegância está a regressar às ruas, não só às ruas de cidades como Amesterdão, Copenhaga, Londres, Barcelona, Nova Iorque, Rio de Janeiros, Donostia, mas também às ruas de Braga, onde cada vez mais pessoas optam pela bicicleta como meio de transporte no seu dia a dia sem que para isso tenham que mudar de roupa. As regras no Cycle Chic® é que não há licras justinhas, nem capacetes, há, sim, roupa chique, roupa elegante, roupa do dia a dia e, depois, uma bicicleta. Serve qualquer uma, mais nova ou mais velha, com mais ou menos óleo, a chiar ou afinadinha, não importa. A bicicleta só vai ser um pequeno acessório que nos vai permitir viver a cidade e torná-la mais humana.

O ciclismo elegante está de volta às ruas da nossa cidade!

Sobre a Associação Braga Ciclável
Este será o primeiro evento da Associação Braga Ciclável que se assume como uma associação de defesa da mobilidade em bicicleta. “Tem como objetivo melhorar as condições para o uso da bicicleta como meio de transporte, de forma correta, regrada e consciente, tendo sempre presente todos os benefícios para a saúde, a economia, o ambiente e a sustentabilidade da cidade” - revela a organização.

Para mais informações, contactar:
912 670 758
913 895 274
www.facebook.com/bragacyclechic
bragacyclechic@gmail.com

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário