..

2014/12/11

Os 106 anos de Manoel de Oliveira e o automóvel português


Cumpre-se mais um aniversário de Manoel de Oliveira, realizador de cinema e antigo piloto de automóveis, entre eles os Ford Especial V8 ou "Menéres & Ferreirinha" construídos na cidade do Porto, por Eduardo Ferreirinha e concebidos por Manuel Menéres. Automóveis estes que mais tarde deram origem aos Edfor.
Por conseguinte não podemos deixar passar o facto em branco! É motivo de festa e nada como celebrar uma situação ímpar!

Manoel de Oliveira é uma figura incontornável no que respeita ao cinema português e internacional, tendo-se dedicado na sua juventude ao desporto automóvel.
Correu em território nacional, mas também no Brasil, conseguindo resultados muito bons. Deste modo esteve ligado a uma das épocas de ouro da construção automóvel em Portugal, contribuindo para a sua afirmação.

Com o passar dos anos só se acentua a qualidade do seu percurso, bem como dos automóveis "Menéres & Ferreirinha".
As imagens que acompanha este texto foram captadas no salão Autoclássico 2006, onde Manoel de Oliveira foi homenageado, tendo estado presentes na ocasião o proprietário do "Menéres & Ferreirinha" que se encontrava restaurado na Alemanha, bem como outros nomes ligados ao carro (aparentemente um descendente de Eduardo Ferreirinha).

Parabéns mestre!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário